Geraldo Alckmin visitará a Região Norte para lançar usina de etanol em Viadutos
Empreendimento terá investimento de R$ 800 milhões
O vice-presidente Geraldo Alckmin estará na região na sexta-feira (26) para lançar a pedra fundamental de uma nova usina de etanol em Viadutos, no norte gaúcho. A construção da unidade industrial terá investimento de R$ 800 milhões e será conduzida pelas empresas Conexão Sul Brasil Holding S/A, na captação de recursos, e FZ BioEnergia.
A comitiva de Alckmin deve chegar no Aeroporto de Passo Fundo às 13h20min. Depois, viaja para Viadutos, onde participam da solenidade a partir das 15h no auditório da prefeitura. Além do vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, outras lideranças políticas e empresariais da região participarão do encontro.
A nova usina gerará etanol a partir do milho, triticale, cevada e trigo. A estrutura deve ter capacidade para produzir cerca de 151 milhões de litros de etanol anidro, 100 mil toneladas de farelo DDGs, 245 mil toneladas de crédito de carbono, 5,4 toneladas de óleos e 25 mil MWh de energia elétrica por ano.
O empreendimento deve começar a ser construído em fevereiro, com conclusão estimada para o final de 2025.
— A usina deverá utilizar em torno de mil toneladas por dia de matéria prima de cerca de 10 mil produtores rurais de pequeno e médio porte de 42 municípios das regiões abrangidas — disse o sócio-administrador da FZ BioEnergia, José Fortunati.
A última vez que Alckmin esteve na região foi em agosto de 2023, quando lançou a usina de etanol da empresa Be8, a primeira usina de etanol em larga escala no RS. À época, o vice-presidente afirmou que o objetivo é que o país alcance a marca B15 (mistura de 15% de biodiesel ao diesel puro) já em 2026, visto que o país é o grande protagonista no combate às mudanças climáticas.