Futuros diáconos da Diocese de Erexim participam de retiro em preparação da ordenação

De 2017 a 2018, a Escola Diaconal São Lourenço de Bríndisi, organizada pela ITEPA Faculdades de Passo Fundo, realizou seu primeiro curso para candidatos ao diaconato no Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim. Dos diversos participantes da Diocese de Erexim, 8 estão em processo final para sua ordenação como diáconos permanentes. Outros terão encontros de formação complementar.

Os 8 próximos diáconos tiveram retiro em preparação da sua ordenação diaconal, sábado e domingo, dias 02 e 03, no Centro Diocesano, orientado pelo Pe. Edinaldo dos Santos Bruno, Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. dos Navegantes de Campinas do Sul. No primeiro dia, participaram os ordenandos. No segundo dia, também suas esposas.

Na abertura do retiro, Dom Adimir enfatizou a importância e a necessidade deste tempo recolhimento e oração na proximidade da ordenação diaconal. Recordou aspectos do diaconato na história da Igreja. No seu início, teve atuação destacada. Depois, deixou de ser promovido, sendo ordenados diáconos, praticamente só os que iriam ser padres. Foi retomado a partir do Concílio Vaticano II. Assim, há os diáconos permanentes e os que estão próximos da ordenação presbiteral, por isso considerados transitórios. O Bispo também mencionou o andamento do processo das ordenações deles.

Pe. Jair, Diretor da Escola Diaconal, deu algumas orientações práticas, ressaltando que o retiro é indispensável para a ordenação seja diaconal, presbiteral e episcopal.

No primeiro dia, Pe. Edinaldo refletiu sobre a vocação, espiritualidade e atuação do diácono permanente. Ele participa mais ativamente da missão da Igreja de anunciar e testemunhar o Evangelho, de servir a todos, especialmente os mais fragilizados, dócil ao Espírito Santo e tendo Maria como modelo e intercessora. O orientador também proporcionou tempo de partilha dos retirantes, no qual cada um relatou aspectos de sua história, como percebeu a vocação e expectativas sobre o exercício do ministério. No segundo dia, com a participação das esposas, Pe. Edinaldo aprofundou a vida familiar do diácono e seus familiares.

Na conclusão do retiro, houve missa presidida pelo Pe. Edinaldo e concelebrada pelo Pe. Jair Carlesso.

Futuros Diáconos

Nesta fase, serão ordenados: Fabrício Ferrari e Jandir Alberto Casagrande da sede paroquial São Pedro de Erechim, dia 22 deste mês, às 19; Wilson Nelson Rodrigues, da Catedral São José, dia 24 também deste mês, às 16h; Valdir Pauletto, da comunidade São João, Paróquia de São Valentim, dia 14 de maio, às 10h; no dia seguinte, às 16h, na igreja N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erechim, Mauro José Kalinoski, da comunidade Santo Antonio, Bairro do Linho, daquela Paróquia; Senair Dal Moro, da sede paroquial São Tiago, Aratiba, dia 10 de junho, às 19h; Almir Antonio Piovesan, da sede paroquial Sagrado Coração de Jesus, Viadutos, dia 12 de junho, às 09h30; Ciro João Vizzotto, da sede paroquial N. Sra. Medianeira, Barra do Rio Azul, dia 30 de julho, às 16h.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS