Fundação CEAS, OCERGS/SESCOOP-RS e cooperativas da região lançam o Projeto DIS

Buscando fortalecer as bases do cooperativismo regional e estadual, a partir da divulgação de ações e programas de instituições ligadas ao setor, foi dado nesta sexta-feira, 22, o pontapé inicial do Projeto DIS – de Desenvolvimento, Inclusão e Sustentabilidade, numa parceria que envolve a Fundação CEAS (mantenedora da rádio Cultura, jornal Boa Vista e BV online), o Sistema OCERGS-SESCOOP-RS, e cooperativas de Erechim e região Alto Uruguai.

A atividade inicial do Projeto – que teve transmissão ao vivo da rádio Cultura – foi realizada no Centro de Qualidade de Vida Unimed, em Erechim, e contou com a presença de lideranças políticas, empresariais e, principalmente, cooperativistas, entre os quais o presidente da OCERGS-SESCOOP-RS, Vergílio Perius.

Na ocasião, além da apresentação da proposta e os próximos passos do Projeto DIS, diversas personalidades locais e estaduais fizeram uso da palavra. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Fundação CEAS, Egídio Lazzarotto, que fez um resgate das origens cooperativistas dos veículos de comunicação do Grupo CEAS. Em seguida, foi a vez do presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub; do presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho; e do presidente da Unimed, Alcides Mandelli Stumpf – anfitrião do evento, e que pontuou a importância da intercooperação entre as entidades do setor.

Em seu pronunciamento, o presidente da OCERGS-SESCOOP-RS, Vergílio Perius, além de destacar a força do cooperativismo em Erechim – setor que movimenta R$ 125 milhões de capital entre seus 102 mil associados – também teceu considerações a respeito do cenário cooperativista gaúcho, que conta com 2,8 milhões de associados.

No encerramento das atividades, que foram acompanhadas por um café-da-manhã cedido de forma graciosa pela Confeitaria e Padaria A Lareira, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, endossou o projeto da Fundação CEAS e demais parceiros, colocando o município na condição de apoiador da proposta.

Estiveram presentes, também, presidentes e representantes do Sicredi Norte RS/SC, Creral, Agricoop, Sicoob/Transcredi, Aurora, Cooperalfa, Unicred, Cooperflora e Coospusaúde.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS