Frinape 2018 comemora o Centenário de Erechim

Evento se desenvolve de 9 a 18 de novembro no Parque da ACCIE. Solenidade de abertura oficial será dia 10 de novembro, às 10 horas

 

Nestes 100 anos de Erechim, transcendemos ideias, fronteiras e somamos o melhor

de cada povo que aqui chegou. É hora de celebrarmos a coragem dos nossos antepassados

em uma grande festa. A Frinape 2018, de 9 a 18 de novembro.

 

  

A Frinape – Feira Regional Industrial e de Agropecuária de Erechim – é a maior mostra empresarial do Norte do Estado. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, inovação, entretenimento, cultura e grandes shows. Desde a 1ª edição, no ano de 1966, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, uma maior valorização e divulgação de seus potenciais, e alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional.

A Frinape 2018 é promovida pela ACCIE e Prefeitura de Erechim, com apoio institucional de várias entidades. Tem como presidente Fábio Vendruscolo e Presidente de Honra o prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Patrono é Claudionor José Mores e os homenageados são os ex-prefeitos Eloi João Zanella, Antonio Dexheimer e Paulo Alfredo Polis.

A solenidade de abertura da Frinape 2018 será realizada no sábado, 10 de novembro, às 10 horas, no Pólo de Cultura, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.  Tendo como slogan “100 anos de sonhos e união, o Erechim que acontece”, a Frinape 2018 vai contar com mais de 400 expositores espalhados pelos Pavilhões 1, 2 e 2B – da Indústria e Comércio; da Agricultura Familiar; Fenagro; Fenamate; Cidade da Cultura; estandes externos; Salão da Inovação; espaços institucionais – ACCIE, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Amau, Comissão Social e Imprensa. O evento vai contar com Parque de Diversões, Praça de Alimentação com lancherias e Foodtrucks e muitas outras atrações. A Feira ainda vai disponibilizar uma estrutura de cinco restaurantes no Polo de Cultura, servindo pratos da culinária Israelita, Polonesa, Italiana, Alemã e Gaúcha.

A Comissão Organizadora está estimando que um público superior a 200 mil pessoas visitará a Frinape 2018 nos 10 dias de realização do evento. A Frinape 2018 possui uma diversificada agenda de shows, que foram pensados e escolhidos de maneira a atrair um público diferenciado à feira, de todas as idades.

Uma das novidades deste ano é o aplicativo da Frinape 2018. Todas as informações da feira podem ser encontradas em um único lugar. Para isso, basta fazer o download do aplicativo oficial que está disponível para todos os celulares (IOS, Android). Outra novidade são portões abertos, sem cobrança de entrada.

Estão entre os patrocinadores oficiais da Frinape 2018 o Sicredi, a Unined Erechim, Alfa, Aurora, Banrisul, Traçado, Unicred, Uri Erechim, CDL Erechim, Inviolável, Egipol, Agricop, Copare, Cresol, MMGaboardi, Unindústria e Top Formaturas.

 

CORTE DA FRINAPE 2018

A Corte da Frinape 2018 é integrada pela Rainha Talita Stefani Lorenzetti e pelas Princesas Naíra Eliza Menegat e Patrícia Pilar Kubiak. Elas foram as vencedoras do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2018, iniciado em junho deste ano, que contou com quatro avaliações: prova escrita sobre economia, cultura e história regional e das Frinapes; entrevista cultural e teste de vídeo; desfile de rua; e desfile de passarela.

A Corte da Frinape 2018 é completada com as princesas étnicas: Princesa Afro-brasileira: Kelly Roberta dos Santos Struns; Princesa Alemã:  Júlia Bertolla Bichoff; Princesa Israelita: Luíza Roismann; Princesa Italiana: Sabrina Dalla Rosa; Princesa Nativa: Meridielli Cristina Braga; Princesa Polonesa: Eduarda Szynkaruk Forest; e Prenda: Laura Laís Durli.

 

GRANDES SHOWS

Os grandes shows que irão se apresentar durante a Frinape 2018 são: Maiara & Maraísa, dia 10/11; Alok, 14/11, e Henrique & Juliano, 17/11. A entrada na Frinape 2018 será livre, porém quem quiser assistir a esses shows deverá adquirir ingresso nos pontos de vendas ou através da internet no site minhaentrada.com.br. Ainda na área de atrações haverá apresentação do Grupo do Bola, 16/11, e no domingo, dia 11, haverá festival infantil. Estes dois tem entrada gratuita, porém, para o show do Grupo do Bola será solicitada uma contribuição espontânea que será doada a entidades assistenciais da cidade.

A Frinape também contará com o Festival Bota Amarela, que será no palco principal: 12/11 – Coração Gaúcho e Os 4 Gaudérios; 13/11 – Chiquito e Bordoneio e Banda Passarela; e 18/11 – Os Monarcas, culminando com o encerramento da feira.

 

MESA BRASIL

Nos dias 11 (domingo), 15 (quarta) e 18 (domingo), a entrada na Frinape 2018 será mediante doação de alimentos não perecíveis. Para essa ação, está se contando com a parceria do Sesc, através do Mesa Brasil, que fará, após, a doação para entidades assistenciais de Erechim. Um gesto de solidariedade para as organizações sociais da cidade.

 

SALÃO DA INOVAÇÃO

Uma das grandes novidades da Frinape 2018 é o Salão da Inovação, que está sob a coordenação da Comissão de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias, liderada por Lucas Jaskulski e Adilson Stankiewicz, e apoio de inúmeros voluntários. A programação arrojada e recheada de novidades foi pensada com foco em seis objetivos a serem alcançados: gerar negócios entre empresas, integrar entidades com a comunidade, capacitação profissional, aproximação dos jovens à educação profissional, fomentar iniciativas empreendedoras e aproximar a sociedade ao novo mundo da tecnologia e da inovação.

A localização do Salão da Inovação será o CTG Sentinela da Querência, que nesta edição da Frinape se integra ao Parque da ACCIE para a realização deste evento que contará com a participação de unidades educacionais e entidades. Entre elas estão URI, Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Faculdade Ideau, Uergs, IFRS, UFFS, Colégio Marista Medianeira, Incubadora Tecnológica, CDL Erechim, Sindivest, Unindústria, Sicredi e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outras. Estas organizações, além de atividades conjuntas, também estarão promovendo workshops e ações pontuais em seus estandes. Serão trabalhadas questões para geração de negócios entre empresas e capacitação profissional, assim como serão fomentadas iniciativas empreendedoras e inovadoras.

Segundo Lucas Jaskulski, entre os atrativos da programação do Salão da Inovação da Frinape 2018 estão desafio de robótica, museu do videogame, campeonato de videogame, inteligência artificial e outras iniciativas. Robôs gigantes de led estarão pelo local. Haverá debates e demonstrações sobre Eficiência Energética, O Futuro da Produção de Alimentos, Impressão 3D, Tecnologia em Alimentos, Desenvolvimento na área de informática, Educação Empreendedora, Projeto Planader, Evento de Cosplay, evento técnico da Emater e Seminário do Núcleo de Cooperativas.

Todas as noites, diferentes temáticas estarão em debate no Salão da Inovação. Empreendedorismo, startups, sucessão empresarial e inovação são alguns dos tópicos da Trilha da Inovação, que acontece sempre a partir das 19h30min, com entrada gratuita: 10/11 – Painel com Startups, 11/11 – Desafio de Pitches, 12/11 – Diversidade Organizacional e Projetos Inovadores, 13/11 – Empreendedorismo no Esporte, 14/11 – Sucessão Empresarial, 15/11 – Encontro de Gigantes, 16/11 – Transformação Digital e Inovação Sueca, 17/11 – Mulheres Empreendedoras.

 

Programação do Salão da Inovação

09.11.18 – Sexta-feira

10:00 – Stand Sebrae

10:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 – Bússola das Profissões

Estande Senac

14:00 – Atividades Desplugadas

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 – Óculos Realidade Virtual

Estande Senac

14:00 – O futuro de Erechim

Palco central

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

15:00 – Execução da Viga-Vagão

Palco central

18:00 – Desenvolvimento Mobile com App Inventor

Estande IFRS

19:30 – Abertura do Salão da Inovação

Palco central – Salão da Inovação

 

 

10.11.18 – Sábado

10:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 – Abertura Oficial da Frinape 2018

Hall do Polo – 1° andar – Palco Castelinho

10:00 – Desafio de Moda

Estande IFRS

10:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 – Robôs de Competição

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 – Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI – Área Externa

10:00 – Desafio de Robôs – Miniaulas

Estande Ideau

14:00 – Ação Workshop sobre Plantas Alimenticias Não Convencionais (PANC’Cs) – Engenharia de Alimentos URI

Estande URI

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 – Desafio de Robôs

Palco central

15:00 – Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 – Oficinas: Usando a criatividade com tintas naturais

Estande UERGS

17:00 – Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

18:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

18:30 – Workshop sobre Tecnologias Acessíveis para Pequenas e Médias Empresas

Estande Ideau

19:30 – Painel Startups

Palco central – Salão da Inovação

19:30 – Palestra sobre Peles Oleosas e Acne Adulta

Estande Ideau

 

 

11.11.18 – Domingo

10:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 – Desafio de Moda

Estande IFRS

10:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 – Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI – Área Externa

10:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

13:00 – Minecraft Edu

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Oficina Aplicada ao Empreendedorismo – Torre de palitos – Administração da URI

Estande URI

14:00 – Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 – Lixo Zero – Uma atitude cidadã

Palco central

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Aplicativo Help Tour

Estande Senac

15:00 – Iniciação Científica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

15:00 – Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 – Oficinas: Usando a criatividade com tintas naturais

Estande UERGS

16:00 – Aplicativo Help Tour

Estande Senac

17:00 – Oficina: Sacolas Recicladas

Estande UERGS

17:00 – Eficiência Energética

Estande IFRS

17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

19:00 – Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

19:30 – Desafio de Pitches

Palco central – Salão da Inovação

20:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

 

 

12.11.18 – Segunda-feira

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 – Workshop: Inovação em Modelos de Negócios – Engenharia da Produção da URI

Estande URI

14:00 – Desenvolvimento de Jogos Mobile com HTML5 e Javascript

Estande IFRS

14:00 – Palestra com Ph.D Paulo César de Faccio Carvalho

Palco central

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 – Projetos Inovadores

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Erechim Moda Show

Estande IFRS

16:00 – Impressão 3D: Projetos e Aplicações

Estande IFRS

17:00 – Tecnologia em Alimentos

Palco central

17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:00 – Tecnologias em Alimentos

Estande IFRS

17:30 – Bate Papo sobre metodologia de Canvas

Estande Sebrae

19:30 – Palestras sobre Gestão

Palco central – Salão da Inovação

 

 

13.11.19 – Terça-feira

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Erechim Moda Show

Estande IFRS

14:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

14:00 – Lego e a Robótica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Oficina: Sequestro do Carbono, através da geração de energia fotovoltaica

Estande UERGS

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Inclusão de Deficientes Visuais usando NVDA

Estande IFRS

14:00 – Desafio Arduino: Integrando Tecnologias – Engenharia Elétrica URI

Estande URI

15:00 – Palestra: Permacultura e Desenvolvimento Sustentável

Palco Principal

15:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:30 – Bate Papo sobre metodologia de Canvas

Estande Sebrae

18:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

19:30 – Empreendedorismo no Esporte

Palco central – Salão da Inovação

 

 

14.11.18 – Quarta-feira

14:00 – Oficinas: Construção de Puffs com garrafas Pet

Estande UERGS

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Empreendedorismo e incubação

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Como Iniciar e Prosperar na Fotografia Digital

Estande Senac

14:00 – Desenvolvimento na área de informática

Palco central

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Ação Workshop sobre Realidade Virtual e Óculos Rift – Ciência da Computação da URI

Estande URI

14:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 – Desenvolvimento de Software

Estande IFRS

15:00 – Educação Empreendedora

Estande IFRS

16:00 – Aplicativo cicloturismo – comitê de Inovação Senac

Palco central

17:00 – Como os agricultores adotam as tecnologias

Palco central

17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:00 – Projeto Planader

Estande IFRS

17:30 – Clinica Tecnológica em Design

Estande Sebrae

18:00 – Produção de biodiesel a partir de resíduos industriais

Estande UFFS

18:00 – Empreendedorismo e incubação

Palco central

19:30 – Sucessão Empresarial

Palco central – Salão da Inovação

 

 

15.11.18 – Quinta-feira

10:00 – Aprenda a programar com Scratch

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 – Como Iniciar e Prosperar na Fotografia Digital

Estande Senac

10:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

11:30 – Os jovens e a tecnologia

Palco central

11:30 – Jovens e a Tecnologia

Palco central

14:00 – Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

14:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Ação Workshop sobre Fabricação Artesanal de Cerveja – Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos URI

Estande URI

14:00 – Concurso de Cosplay

Palco central

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Conhecendo os cursos da área de Alimentos

Estande IFRS

15:00 – Tecnologias e inovações no mundo da comunicação

Palco central

15:00 – Oficinas: Aproveitamento de pequenos espaços: construa sua Horta Vertical, utilizando mistura correta de terra

Estande UERGS

16:00 – Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

16:00 – Finais do Campeonato de Videogame

Palco central

16:00 – Internet of things – IOT

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

17:00 – Oficinas do Projeto: Empreendedorismo Kids

Estande UERGS

18:00 – Palestra: Alterações de pele e Uso de protetor solar

Estande Ideau

19:30 – Encontro de Gigantes

Palco central – Salão da Inovação

 

 

16.11.18 – Sexta-feira

10:00 – Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 – Ação Oficina Projeto e Execução de Mini Pontes – Engenharia Civil URI

Estande URI

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Modelagem 3D e técnicas de impressão 3D

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Oficinas: Construção de Puffs com garrafas Pet

Estande UERGS

14:00 – Trilhatec

Palco central

14:00 – Idiomas – Gameficação

Estande Senac

14:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

15:00 – Oficinas: Aproveitamento de pequenos espaços: construa sua Horta Vertical, utilizando mistura correta de terra

Estande UERGS

16:00 – Oficina: Identificação de Plantas Medicinais

Estande UERGS

17:30 – Talk sobre Marketing e Vendas

Estande Sebrae

18:30 – Workshop sobre Projeto Integrado e Indústria 4.0: Opções tcnológicas para o Empreendedorismo local

Estande Ideau

19:30 – Painel Inovação

Palco central – Salão da Inovação

 

 

17.11.18 – Sábado

10:00  – Exposição de Tecnologias em Engenharia – Engenharias da URI

Estande da URI

10:00  –  Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 – Drones

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 – Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI – Área Externa

14:00 – Arena de Drones

Palco central

14:00 – Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 – Signo Financeiro

Espaço Sicredi

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 – Ação Oficina Produção de álccol gel – Engenharia Química da URI

Estande URI

14:00 – Lego e a Robótica

Palco central

15:00 – Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

17:00 – Como Chegar ao Sucesso em Qualquer Lugar do Mundo

Palco central

19:30 – Mulheres Empreendedoras

Palco central – Salão da Inovação

 

 

18.11.18 – Domingo

10:00 – Lego e a Robótica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 – Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI – Área Externa

10:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 – Exposição de Tecnologias em Engenharia – Engenharias da URI

Estande da URI

13:00 – Robôs de Competição

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Areia de fundição em materiais cerâmicos e asfálticos

Estande UFFS

14:00 – Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 – Remoção de corantes em efluentes

Estande UFFS

14:00 – Aprenda a programar com Scratch

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Caixa de areia interativa: simulação de relevo

Estande UFFS

15:00 – Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 – Oficina: Sacolas Recicladas

Estande UERGS

17:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS