Fracasso nos primeiros eventos do centenário

I

Havia promessa da atual administração de que todos os eventos que envolviam as comemorações do centenário de Erechim seriam marcantes, como nunca visto em nossa cidade e região. Mas até o presente momento, apesar das boas intenções do prefeito, todos os eventos pré-agendados fracassaram de alguma maneira.

O primeiro, para aquecimento das festividades do centenário foi o Erechim é Massa, que talvez tenha sido o único a reunir um bom público, embora tenha contado com boa participação de CCs, FGs, associados da ACCIE e pessoas ligadas a partidos que fazem parte da atual administração. Até agora ainda não se sabe qual foi o resultado final do evento, mas há quem diga que teria dado prejuízo de aproximadamente R$ 12 mil.

II

O show do Padre Fábio de Melo, que seria o grande evento para abertura do centenário, acabou sendo suspenso, ou melhor, adiado para abril, supostamente por falta de apoio e de interesse do grande público de Erechim e da região. Até acho que transferir foi o mais correto diante do alto valor cobrado.

Segundo o prefeito Luiz Francisco Schmidt, a Festa da Uva seria outro grande evento que marcaria a abertura do ano de nosso centenário, mas a mesma acabou sendo suspensa, sem maiores explicações da administração municipal, nem dos produtores de uva ou do próprio SUTRAF.

Com relação ao Natal, segundo prometido pelo prefeito e seu vice, durante a campanha, seria um evento marcante para a população erechinense e regional, mas quando o governo se deu por conta já estávamos às vésperas da data e não havia mais tempo para organizar o evento. Sem muitas opções, correram em busca de parcerias e acabaram repassando o “abacaxi” para a CDL, caso contrário, muito provavelmente, não aconteceria nada. Aí o resultado foi este que a população acabou vendo, por falta de tempo para organizar algo melhor. Resumiu-se a dois bons shows e nada mais. Não por culpa da CDL, mas sim da incapacidade da equipe responsável pelo planejamento da atual administração na organização do Natal.

III

Fica a impressão de que a atual administração não teve nenhum planejamento para o centenário de nosso município. Até parece que existe uma “maldição” envolvendo os eventos do centenário de Erechim.

Até a ideia de se fazer uma das maiores FRINAPEs da história de nossa cidade fracassou, mas neste caso sabemos o que aconteceu, acabaram surgindo duas feiras para o mesmo ano. Uma organizada pela prefeitura, a Festa Feira do Imigrante, e a FRI-NAPE, organizada pela ACCIE.Daqui para frente, o governo deveria concentrar todas suas forças na Festa Feira das Nações, para recuperar o terreno perdido. Faltando pouco menos de quatro meses para a realização deste grande evento, ainda não se tem nenhuma informação sobre o que de fato vai acontecer nele.

IV

Se a Festa Feira do Imigrante não contar na organização com os secretários Altemir Barp e o Roberto Fabiane, penso que mais um evento do centenário pode vir a fracassar, mas como sou bastante otimista, ainda acredito que teremos uma grande festa no mês de abril. Porém, como será a nossa tradicional FRINAPE, já que dentro de um espaço de cinco meses devem acontecer duas feiras no mesmo local?

Quando questionado em entrevista para a Rádio Cultura, se haveria recurso para as duas feiras, o prefeito garantiu que dinheiro não vai faltar para os dois eventos.

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS