Fortalecendo Raízes – Apresentação da Etnia Italiana

Da Itália, veio na bagagem a vontade e a esperança de uma vida nova, além de uma cultura riquíssima em música, dança e religiosidade

Os italianos de Erechim e região foram o tema do projeto cultural Fortalecendo Raízes, da Fundação CEAS, neste sábado. O Programa que foi ao ar pela Rádio Cultura, contou com a apresentação de Valdomiro de Moura, do proponente e presidente da Fundação Marcio Dal Pizzol e dos seguintes integrantes da etnia italiana: Charles Mauro Oldoni, presidente do Grupo AVANTI, coordenador dos grupos étnicos de Erechim e representante dos grupos culturais Italianos de Erechim; Margarete Oldoni, historiadora, coordenadora cultural do grupo AVANTI e vice-presidente da Festa di Bacco; Emanuelle Tagliari, princesa da Festa di Bacco e coreógrafa do grupo AVANTI e Lucas Vargas, instrutor e coreógrafo do grupo AVANTI.

Durante o programa, além de traçar a linha do tempo, relatando o passo-a-passo de como ocorreu a imigração italiana para o Brasil, Rio Grande de Sul e finalmente Erechim, os entrevistados puderam passar aos ouvintes, um pouco mais das características do italiano, enfatizando a forte personalidade, a religiosidade e a família e trabalho como a sua base para construir um bom lugar para viver.

Destacou-se ainda, a cooperação mútua entre si e para com os demais imigrantes, a cultura, culinária, danças, músicas e costumes trazidos da Itália e das colônias velhas (região da serra gaúcha).

Oldoni, presidente do Grupo Avanti e um dos maiores representantes da cultura italiana em nossa região, fez questão de trazer para o programa dois jovens, integrantes do Avanti. Ambos puderam dar o seu testemunho de como é transformador estar junto ao pessoal desta etnia. “É transformador porque mesmo sem perceber, vamos desenvolvendo o espírito de liderança, cada vez mais querendo fazer melhor e ajudar os demais”, exemplificou Lucas. Por sua vez, Emanuelle destacou: “Aconteceu de jovens chegarem ao grupo sem nenhuma estrutura familiar e ali são acolhidos como se todos fossem de uma mesma família, e isso faz uma diferença enorme na vida de cada um!”

Margarete destacou ainda que este é o maior legado que os grupos étnicos pode deixar para seus sucessores, enfatizando ainda, a influência positiva e transformadora que a participação nestes grupos culturais trazem para o ser humano.

Atualmente a Cultura italiana está representada em Erechim por vários grupos. Se você se interessou e quer saber mais ou fazer parte de um destes grupos, pode ter maiores informações junto ao arquivo histórico municipal, pelo site: https://www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/332/imigrantes-etnia-italiana, ou entre em contato com um dos grupos citados durante a apresentação da etnia: FAINORS – Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul, Sociedade Ítalo-Brasileira Avanti e Grupo Gillé

Fortalecendo Raízes é um projeto cultural financiado pelo FAACE – Fundo de apoio as Artes e a Cultura de Erechim e uma realização da Fundação de Comunicação para a Educação e Assistência Social.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS