Formação Continuada aos professores das escolas municipais

O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 30 e 31 de julho, Formação Continuada aos professores das escolas municipais de ensino, pois entende que a formação é um processo de qualificação profissional, necessária a todas as áreas, mas que na educação, deve ser ainda mais frequente, visto a necessidade que o professor tem em aprimorar o seu conhecimento e manter-se bem informado, capacitando-o para adaptar-se as adversidades diárias e promover assim, a transformação social.

Para tanto, a secretaria contou com a parceria das Universidades: Uri – Campus Erechim, UERGS – Campus Erechim e UFFS – Campus Erechim, que contribuíram com as palestras nesses dois dias. Participaram da formação aproximadamente 700 professores.

No dia 30 de julho, pela manhã ocorreu a palestra que teve como temática “Tecnologias Digitais na Educação”, pelo professor doutor Carlos Antônio da Silva e no turno da tarde a “Base nacional Comum Curricular”, pelo professor doutor Arnaldo Nogaro, ambos da URI – Campus Erechim.

No dia 31, turno da manhã a palestra “Holocausto: histórias e memórias”, pela professora doutora Thaís Janaína Wenczenovicz, UERGS – Campus Erechim, acompanhada pelo advogado, jornalista e escritor Salus Loch; turno da tarde “Literatura Infantil”, pela professora doutora Zoraia Aguiar Bittencourt da UFFS – Campus Erechim e o Teatro “João Esperto leva o presente certo”, apresentado pela equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro.

Ainda, na tarde do dia 30 de julho, a Câmara Municipal de Vereadores prestou homenagem às escolas municipais, em virtude do Projeto Marcos do Centenário, em que cada escola, por meio de um marco, fez o seu registro, com o objetivo de deixar um legado físico, cultural e emocional nas comemorações dos Cem Anos de Erechim.

Em suas colocações aos professores, a Secretária Municipal de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, afirma que “proporcionar capacitação aos nossos educadores denota a importância de se conhecer os pormenores deste universo. A partir da maior compreensão é que se exaltam e completam as competências de cada um. Porém, destaco que nada substitui o calor de um abraço, o brilho do que se chamam janelas da alma quando os olhos de alunos e professores se encontram. É o aprender tendo o afeto como aliado na relação professor/aluno envolta pela empatia de ambos”.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS