Fonoaudióloga alerta para cuidados com o uso de fones de ouvido
Muito comum entre os adolescentes e bastante usado por profissionais, os fones de ouvido, se mal utilizados podem representar risco a saúde auditiva. Falando durante a programação da Rádio Cultura nesta terça-feira, 11, a fonoaudióloga Cassiane Dalla Rosa, sócia proprietária da Plena Centro Auditivo falou sobre o assunto.
Segundo Cassiane, o fone faz parte do dia-a-dia das pessoas para ouvir música, atender o telefone ou outras atividades, porém cuidados são necessários. “Os conselhos de saúde orientam que se escolha o fone que mais se distancia do nosso canal auditivo”, disse a profissional.
A fonoaudióloga destacou também a importância dos cuidados com o equipamento. “Há um número muito grande de pessoas que desenvolvem infecções do canal auditivo, por que não fazem uma boa higienização, usam o fone úmido ou largam ele em qualquer lugar e isso tudo vai para nosso ouvido podendo causar uma infecção. Se puder optar, escolha um fone que fique fora da tua orelha”.
Cassiane Dalla Rosa explicou também sobre o uso dos fones com volume excessivo. “A OMS diz que passando da metade da graduação do som do equipamento você estará chegando no que é limite para uma estimulação saudável, passando desse ponto você está exercitando demais as células do ouvido e poderá colocar em risco a saúde auditiva”.
A profissional da Plena Centro Auditivo afirmou que o silêncio é importante para o ouvido e disse que mesmo quando é uma música agradável, se muito alta ela torna-se barulho e pode ser prejudicial para a audição.
Cassiane Dalla Rosa finalizou destacando que com uma boa higiene, a escolha adequada do fone e também a consciência de que o tempo e a quantidade de som não vão me prejudicar, o uso do equipamento pode continuar sendo feito sem que brevemente tenha que substituí-los por aparelhos auditivos.