Festival Olímpico da URI discute o potencial genético através da impressão digital

A segunda Live do V Festival Olímpico Pierre de Coubertin da URI Erechim 2020, que tem como temática “Amigos pelo Esporte, Unidos pelos Ideais Olímpicos”, aconteceu na terça-feira, 27, às 19h30min, pelo Facebook do câmpus e tratou de “Como o “Perfil Dermatoglífico” pode orientar a escolha apropriada para o esporte em crianças e adolescentes. O convidado foi o Professor de Educação Física, Mestrando Leandro Jorge Rodrigues Bueno.

Leandro explanou a Dermatoglifia como um método científico pelo qual é possível obter informações sobre o potencial genético de cada pessoa, a partir do estudo das impressões digitais. Possibilita verificar as potencialidades biomotoras e descobrir as aptidões esportivas (capacidades de força, velocidade, potência, agilidade, hipertrofia, resistência e de coordenação motora) de um indivíduo.

Para as acadêmicas e anfitriãs, Isabela Bampi Motter e Júlia De Mello, “por meio de nossa LIVE e a participação do Prof. Leandro, foi possível levar informações e conhecimentos sobre o Perfil Dermatoglífico. Este método pode colaborar com os profissionais de Educação Física auxiliando na detecção de talentos e na orientação e adequação de programas de exercícios físicos”.

As acadêmicas e também anfitriãs Samara Basso Sartori e Talita Rosa Da Silva, ressaltaram os desafios do momento: “Todo nosso planejamento foi executado com atenção e comprometimento no sentido de levarmos informações sobre a Dermatoglifia e relacionando-a com o esporte para crianças e adolescentes. Foi muito gratificante e engrandecedor para todos nós.”

Para os professores Bruno Felipe Assoni Faleiro e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Júnior, “o profissional de Educação Física deve estar sempre atento e aberto a novas temáticas e estudos e que colaborem com o seu desenvolvimento profissional e pessoal”.

O Professor José Luis “Nino” Dalla Costa finalizou ressaltando o empenho dos anfitriões e professores desta segunda live. A próxima iniciativa acontecerá na terça-feira, 03 de novembro, às 19h30min, pelo facebook da URI.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS