Farmácia Móvel: mais de 3,5 mil atendimentos em um ano de funcionamento

Além disso, foram entregues 1.965 insulinas, atendendo assim uma necessidade para pacientes com diabetes

A Farmácia Móvel, um projeto que tem levado para próximo das comunidades, como de bairros e distritos, os medicamentos controlados de Erechim, comemora seu primeiro ano em funcionamento em Erechim. Desde o seu lançamento em abril de 2023, a iniciativa tem sido fundamental na promoção da saúde pública, facilitando o acesso aos cuidados médicos para os pacientes.

O objetivo da Farmácia Móvel é levar medicamentos controlados para as pessoas, humanizando a retirada e facilitando o acesso para quem reside nos bairros. Com a presença itinerante da Farmácia Móvel, esse cenário mudou significativamente.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniele Colla, o foco da Farmácia Móvel é humanizar o processo de retirada de medicamentos e torná-los mais acessíveis aos moradores dos diversos bairros da cidade. “Anteriormente, os pacientes tinham que se deslocar até a Farmácia Central para retirar seu medicamento controlado. Com a Farmácia Móvel, estamos levando os serviços de saúde diretamente aos bairros”, disse a secretária de Saúde.

Além de fornecer medicamentos, a Farmácia Móvel também desempenha um papel educativo fundamental. O prefeito Paulo Polis destacou a importância desse aspecto do projeto. “Nessa perspectiva, além da distribuição gratuita, a comunidade é orientada sobre aspectos como dosagem correta, influência dos alimentos, interação com outros medicamentos, reconhecimento de reações e a melhor forma de conservação do produto. Nesse formato, a Farmácia Móvel é uma estratégia de saúde fundamental para promoção da qualidade de vida e promoção à saúde e não apenas de forma individual, mas também coletiva com ganho para toda a sociedade”, destaca o prefeito.

Desde o início de suas operações, a Farmácia Móvel já realizou mais de 3.500 atendimentos, demonstrando a importância e a demanda por esse serviço na comunidade. Além disso, foram entregues 1.965 insulinas, atendendo assim uma necessidade para pacientes com diabetes.

Cuidado e acesso aos medicamentos perto de casa

Para o aposentado, Adelino José Rodrigues da Rosa, morador de Capoerê, que faz uso diário de insulina, a Farmácia Móvel trouxe mais conforto e facilidade no acesso ao medicamento. “Antes da Farmácia Móvel era preciso ir até a cidade todo mês para retirar a insulina. Desde que a Farmácia começou a vir para o Distrito não é mais preciso se deslocar até a cidade para a retirada. Isso facilitou o acesso para quem precisa”, disse.

A farmacêutica Alexandra Nava Brezolin afirma que a Farmácia Móvel trouxe uma mudança significativa na distribuição gratuita de medicamentos. “Há um ano a Farmácia Móvel circula pelos bairros, distritos, UBSs e localidades de difícil acesso para facilitar a vida da população que precisa do serviço. Com isso, distribuímos além de medicamentos, cuidado e orientação para as pessoas. Além disso, a Farmácia Móvel foi uma iniciativa revolucionária no município, levando medicamentos controlados de forma humanizada aos nossos cidadãos, no seu território”, finaliza a farmacêutica.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS