Famurs participa de audiência pública sobre concessão e duplicação da ERS-135

Prefeitos e lideranças regionais discutiram a concessão e a duplicação da ERS-135 em audiência pública com o governo do Estado.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e lideranças regionais estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (19/12) com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, para uma audiência pública sobre a concessão e duplicação da ERS-135. O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, também participou do encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Erechim.

O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto do governo do Estado, que visa promover melhorias estruturais e aumentar a segurança e a fluidez no trânsito da ERS-135. A duplicação da rodovia, uma antiga demanda da região, está entre as ações previstas no processo de concessão, que deve ser lançado em 2025.

Em sua fala, o presidente da Famurs destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da região e a segurança nas estradas. “É uma obra que não atenderá somente a região do Alto Uruguai. Os benefícios se estenderão até Nova Prata, de Casca a Encantado, de Encantado até Venâncio Aires… Uma concessão importantíssima para deixarmos de perder 6 horas no deslocamento de Erechim a Porto Alegre, além da diminuição dos acidentes”, afirmou Arruda. “De 2019 até 30/11/2024, de Erechim a Passo Fundo, na ERS-135, ocorreram 236 sinistros com danos materiais, 126 com lesões corporais e 23 mortes. É uma rodovia que não traz a segurança necessária e possui problemas com o pedágio, que não cumpre com a função que deveria. Por isso, essa concessão é tão importante”, destacou.

As concessões rodoviárias têm sido uma tendência em todo o Brasil e no mundo. Estados como Paraná, Santa Catarina e São Paulo já contam com redes concedidas, enquanto o governo federal avança com projetos para rodovias federais (BRs). Em missões realizadas com o governo do Estado no Japão e na China, observou-se que países desenvolvidos utilizam amplamente esse modelo para assegurar infraestrutura moderna e eficiente. “O desafio agora é equilibrar as tarifas com as demandas por melhorias e segurança, buscando um modelo que atenda a todos os usuários de forma justa e eficiente”, concluiu o Marcelo Arruda.

A modelagem da concessão rodoviária do Bloco 2, que abrange 414,91 quilômetros de estradas em 32 municípios, prevê um total de R$ 6,7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. A concessão vai incluir a duplicação de 244 quilômetros de rodovias e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas, além de melhorias significativas como 323 quilômetros de acostamentos e 43 passarelas para pedestres. As obras também têm foco na resiliência das vias, com 16 pontes em cota elevada e camadas drenantes para reduzir os impactos das enchentes.

Participaram da audiência pública o vereador Wallace Soares, presidente da Câmara de Vereadores de Erechim; Darlan Dalla Roza, presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE); o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; a deputada estadual Delegada Nadine; o deputado estadual Paparico Bacchi; Leandro Puton, presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Gaurama; além de autoridades, gestores municipais e representantes da imprensa.

Por: Leonardo Bortolotto Ascom Famurs

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