A missão internacional à Ásia encerrou nesta terça-feira (26/11), com a participação da comitiva gaúcha na China International Supply Chain Expo (Cisce), em Pequim. O evento, voltado à cadeia de suprimentos, é considerado um dos maiores do mundo: são mais de 100 mil m², com seis cadeias industriais – manufatura avançada, energia limpa, veículos inteligentes, tecnologia digital, vida saudável e agricultura verde –, além de uma área de exposições sobre serviços da cadeia de suprimentos.
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou da abertura da feira e da inauguração do estande do Rio Grande do Sul na exposição. O espaço visa apresentar as potencialidades gaúchas em setores estratégicos como agronegócio, energia renovável, tecnologia e infraestrutura.
O estande do Rio Grande do Sul é o único de um estado brasileiro na feira e foi projetado para destacar as vantagens competitivas do RS. A comitiva gaúcha realizou reuniões bilaterais com representantes de empresas chinesas para apresentar projetos como a expansão de parques eólicos no litoral gaúcho e o fortalecimento da cadeia de exportação de grãos e carnes.
Ainda na Cisce, o governador Eduardo Leite realizou uma apresentação para autoridades e empresários da província de Hubei, província chinesa que tem um protocolo de irmandade firmado com o RS e que se destaca pela liderança em inovação tecnológica, desenvolvimento urbano e agricultura sustentável. O encontro contou com a presença do governador de Hubei, Wang Zhonglin.
Encerrando as atividades da missão internacional, o presidente da Famurs destacou a semana intensa de trabalhos e visitas, que tiveram o objetivo de colocar o RS no radar de investimento de chineses e japoneses, além de fortalecer parcerias entre os governos. “Quando o Rio Grande do Sul cresce, os municípios avançam e as 497 cidades têm oportunidades, principalmente agora iniciando um novo mandato”, destacou. “Saímos muito motivados e, principalmente, vendo o RS criando inúmeras oportunidades para continuar avançando e desenvolvendo, porque esta é a nossa vocação e é este o trabalho do povo gaúcho”, concluiu Arruda.
Também acompanharam as agendas do dia os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Clair Kuhn (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki; o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.
Fonte: Governo RS – Créditos: Ellen Renner Ascom Famurs