Extensionistas e produtores participam  de capacitação sobre irrigação 

Um grupo de mais de 50 extensionistas e produtores dos 32 municípios da região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar participou, em Erechim, de uma capacitação sobre irrigação realizada no Auditório do Câmpus II da URI, na tarde de segunda-feira, 22.  As orientações foram repassadas pela Engenheira Agrícola, professora Raquel Paula Lorensi.

“A irrigação não faz milagre. Ela é importante, funciona como um plus”, disse a professora, ao falar do tema nivelamento na parte de irrigação por aspersão convencional. O objetivo da irrigação é fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, de maneira que, juntamente com as demais operações agrícolas, como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribua de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas. Também citou vários fatores e particularidades que influenciam na irrigação, como a umidade relativa do ar e o vento, e o período adequado para a prática.

Ela chamou atenção para os critérios do manejo da irrigação na cultura do milho em seus diversos estágios. Outra ferramenta importante, destacada no evento, é a necessidade do uso de sensores para saber a hora certa de irrigar.  Também fez demonstrações do uso de equipamentos de irrigação de baixo custo e que podem ser feitos pelos próprios produtores.

Segundo Raquel, o produtor nunca deve passar de sete a oito dias sem irrigar em caso de solos argilosos ou arenosos. Também usou vídeos para completar outras orientações técnicas a respeito da exigência de água pela cultura do milho. “O milho é uma cultura muito exigente em água, sendo que a quantidade de água consumida pela planta, durante seu ciclo, está em torno de 400 a 700mm”, exemplificou.

No final da capacitação, o coordenador do Curso de Agronomia, professor Amito José Teixeira, destacou a importância da irrigação que pode elevar a cultura na região do Alto Uruguai.

A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, e integra um conjunto de práticas da Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural,  da qual a Emater/RS-Ascar é vinculada. (texto e fotos: Terezinha Vilk/Assessoria de Comunicação Emater/Ascar)

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS