Extensão Universitária é tema de estudo entre docentes da URI

Foi desenvolvido na URI Erechim, no período de 23 de abril a 18 de junho, o Curso de Formação em Extensão Universitária. O objetivo foi o de contribuir na formação continuada dos gestores de cursos de graduação como coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDEs).

A formação foi organizada pela equipe CIAPEx (Comitê Institucional de Avaliação dos Projetos de Extensão) e CETEx (Centro de Extensão), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e da Direção Acadêmica do Câmpus. A iniciativa atendeu os fundamentos da Extensão Universitária emanados do Ministério da Educação e do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (FOREXT) e adotou uma metodologia participativa, no formato de pesquisa, ação e participante, priorizando a participação dos atores sociais e o diálogo.

Foram realizados quatro encontros. No primeiro foram priorizados os seguintes temas: concepções sobre extensão na educação superior; a extensão na URI: trajetórias percorridas; conceitos, objetivos, diretrizes e princípios da extensão universitária e na educação superior.

No segundo encontro foram discutidos os seguintes assuntos: o conceito de extensão universitária a ser assumido pela URI: em busca de uma definição; e diretrizes e princípios da extensão na URI. Como tarefa, os coordenadores de cursos e membros de NDE reuniram-se com os colegiados de cursos para a discussão do tema e para o levantamento de assuntos e ações extensionistas que poderiam ser desenvolvidas pelo curso de forma interdisciplinar e multiprofissional.

O terceiro encontro priorizou o diagnóstico de potencialidades de ação de extensão envolvendo as graduações na URI Erechim. O material foi socializado com os colegiados para pensar em possibilidades de diálogos entre os temas e ações propostas com outros cursos da Instituição, na perspectiva de repensar os Programas de Extensão da Universidade. No quarto encontro foram repensados os programas e áreas temáticas na Extensão.

A partir dos estudos e reflexões realizadas, o grupo concluiu: I) a Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico que promove a interação entre a Universidade e setores da sociedade e que por meio do diálogo construtivo ocorre a troca de saberes e a transformação de ambos; II) as atividades de extensão universitária abrangem intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às instituições; III) extensão não é estender à comunidade o conhecimento científico acumulado pela Universidade, mas caracteriza-se pela produção de um conhecimento novo, em interação com a comunidade, que respeita e promove a interculturalidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS