Expodireto Cotrijal 2022 – 22ª edição da Feira é aberta em Não-Me-Toque

A solenidade de abertura da 22ª Expodireto Cotrijal foi realizada na manhã desta segunda-feira (07/03) em Não-Me-Toque. Com as presenças do vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, da secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, do presidente da Cotrijal, Nei Mânica, do vice-presidente, Enio Schroeder, do presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, senadores, deputados federais e estaduais, e demais lideranças ligadas ao setor agro, a cerimônia marcou o início de uma das maiores feiras do agronegócio internacional.

Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal tem representação de mais de 80 países. São mais de 250 mil pessoas que circulam pelo parque durante os cinco dias de feira, para conferir as novidades que os mais de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

O vice-governador reconheceu em sua fala a importância da Expodireto enquanto vitrine do agronegócio, mas também como um espaço de discussão para importantes questões para o setor. “Essa é uma grande feira voltada à tecnologia e aos negócios, mas é também um espaço para grandes debates. Para o tema como a estiagem, precisamos abordar essa questão não apenas com ações pontuais e conjunturais, mas sim, com ações estruturantes. Estão sendo disponibilizados recursos no valor de R$ 275,9 milhões para medidas de irrigação, R$ 21 milhões na Secretaria de Obras, para abertura de poços artesianos. Não podemos ficar apenas na discussão, precisamos traçar um plano e executar as ações”, ressaltou Vieira Júnior, ao falar da criação do Fórum da Estiagem no RS.

Em seu discurso, o presidente da Cotrijal falou do sentimento de esperança e renovação com a retomada da feira em seu formato presencial. “Preparamos com carinho, junto com nossos patrocinadores e expositores, esta feira para ser a maior e melhor Expodireto de todas. Para o agro a pandemia não atrapalhou. Nós continuamos trabalhando. E, agora que estamos voltando, digo: venham visitar a Expodireto! Construímos um protocolo sanitário junto com a Secretaria de Saúde do Estado para proporcionar um evento seguro a todos”, declarou Mânica.

Já o presidente da Emater/RS parabenizou a toda a equipe, a todos os colaboradores que se empenharam na construção do Espaço da Emater/RS em mais uma edição da Expodireto Cotrijal, trazendo sempre novidades, informações e orientações importantes para as famílias de agricultores familiares. “Foi um trabalho árduo, mas que resultou em um espaço atrativo, de muita beleza e repleto de informações disponíveis ao público visitante. A Emater que ao longo da história tem participado da Expodireto Cotrijal, demonstra aqui o trabalho que é realizado no campo, nas propriedades rurais, através da assistência técnica prestada às mais de 200 mil famílias rurais”, frisou Pelizari.

 

PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

As lideranças e autoridades que estão hoje visitando a Expodireto Cotrijal participaram também da abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar. A Seapdr e a Emater/RS-Ascar apoiam a feira através do Pavilhão da Agricultura Familiar, em parceria com a Cotrijal, Fetag e Fetraf/RS.

Neste ano, o pavilhão conta com 197 expositores, de 122 municípios, oferecendo o melhor da produção dos agricultores familiares gaúchos. 70% dos produtos comercializados são de agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), além de artesanato, plantas e flores.
A equipe de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar está dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar apresentando ao público o trabalho desenvolvido pela Instituição, em parceria com a Seapdr, com cooperativas, associações e agroindústrias, procurando ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional.

A novidade é a mostra/exposição de produtos das agroindústrias familiares que fazem parte do Peaf, que representam os conceitos de inovação, diversificação e oportunidade de mercado. Com essa iniciativa, os produtos da agricultura familiar, de todas as regiões do RS, estarão em evidência e destaque.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS