Expoara terá lançamento do livro 100 anos de colonização

Edição comemorativa resgata a história das comunidades e a vivência dos moradores mais antigos

O livro, com 148 páginas é resultado de pesquisa histórica e de entrevistas com mais de 80 moradores da cidade e das comunidades do interior do município, num trabalho que foi realizado ao longo de dois meses e que procurou captar a essência das vivências dos moradores ao longo da história.  Dificuldades, alegrias, instalação de infraestrutura, festas, o dia a dia dos moradores estão retratados no livro.

Também merece um capítulo  a história da construção da barragem de Itá, a formação do lago e a remoção dos moradores de várias comunidades. “O município de Aratiba conta atualmente com mais de 30 comunidades. A história do surgimento destas comunidades exerce influência até os dias atuais na formação cultural, social e econômica do município”, destaca o prefeito, Guilherme Granzotto.História:

Aratiba é o 117º município criado no Estado do Rio Grande do Sul. Sua colonização se iniciou há 100 anos quando chegaram ao local os primeiros povoadores, que adquiriram suas colônias da Cia Luce Rosa S.A.,  responsável pela exploração das terras que foram parte do município de Erechim. Famílias como as de Pedro Dalla Vechia, Jacob Klein, Ricardo Boff, Santin Fregonese, Jacob e Eugênio Granzotto, Santo Granzotto, Felix Dal Lago, Afonso Magnabosco, Luiz Poletto, João Lira, João Smaniotto, Francisco Morgan e Fidelis Faggion, tem seus nomes unidos ao marco inicial da História de Aratiba.

Datas importantes:

1919: Inicia-se o povoamento que teve como primeira denominação Rio Novo.

1924: O povoamento é elevado à categoria de 7º Distrito de Erechim.

1944: O povoado recebe o nome de Aratiba.

1951: Em 1951 é  criada a paróquia.

1956: é criado o município de Aratiba

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS