Evento do Sindicato dos Metalúrgicos e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos em Erechim debate importação de ônibus elétricos da China

Brasil pode importar três mil unidades, o que traz risco de desemprego no país

O Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) e a organização C40 Cities (rede com 96 das maiores cidades do mundo) solicitaram ao Governo Federal a inclusão do ônibus elétrico na lista de exceções da Tarifa Externa Comum – TEC do Mercosul para a importação de 3 mil ônibus elétricos da China. Estas organizações querem retirar o imposto de importação que é de 35% e, consequentemente, zerar a tarifa.

“Se essa demanda se concretizar a indústria nacional será fortemente afetada, pois prejudica a produção e as empresas existentes no Brasil, resultando em desemprego em toda a cadeia produtiva”, analisa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, Fábio Adamczuk.

A partir da solicitação de redução/isenção da Tarifa Externa Comum – TEC, o governo abriu uma consulta na qual entidades do país podem se posicionar favoráveis ou contrárias ao pleito das organizações que desejam a redução. Se a solicitação for aceita pelo governo, parte da produção deixará de ser feita por empresas brasileiras.

Diante disso, nesta terça- feira (12) a Confederação e o Sindicato dos Metalúrgicos estão promovendo reuniões de trabalho em Erechim para debater o tema. Na Câmara de Vereadores, às 10h30min estarão presentes o Executivo e Legislativo municipal e representantes da ACCIE, Unindústria, CDL, Sindilojas, Sindicomerciários, UFFS, URI, IFRS e UERGS.  O objetivo é aumentar a adesão contrária à mudança na TEC e discutir alternativas para que o Brasil possa ter uma política industrial para incentivar e aumentar a produção de ônibus elétrico no país.

Mais cedo a Confederação e o Sindicato dos Metalúrgicos tem reunião marcada com a direção da Comil Ônibus para discutir o tema e o diálogo, também, será feito com os trabalhadores da empresa.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS