Estude no IFRS: inscrições para o processo seletivo de estudantes 2024/01 vão até 23 de outubro

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado e cursos superiores de graduação do IFRS podem se inscrever até 23 de outubro de 2023 no site de ingresso.

Os interessados em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano podem fazer a inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2024/01 até 23 de outubro de 2023. São ofertadas mais de 5.300 vagas em 164 cursos presenciais gratuitos.

Os documentos com informações e orientações (editais) podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

No Campus Erechim, há opções de cursos dos seguintes tipos:

  • Ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);
  • Superiores de graduação (bacharelados e superiores de tecnologia).

Confira a lista dos cursos com vagas no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual.

Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

 

Como fazer a inscrição

As inscrições podem ser realizadas até 23 de outubro de 2023, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível no menu do site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto deverá ser pago até o dia 25 de outubro de 2023.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br, até 23 de outubro de 2023, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

 

Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

Confira as próximas datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01:
  • Inscrições – até 23/10/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 25/10/2023
  • Prova – 03/12/2023

Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Por Ascom 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS