Preparar o estudante para a vida oferecendo ensino de qualidade e que permita aos jovens, a partir da formação de valores sólidos, a escolha do melhor caminho a seguir. Este é o compromisso do Colégio Franciscano São José de Erechim há 95 anos.
Sob esta perspectiva, a escola destaca o elevado índice de aprovação de seus estudantes, via notas do ENEM e vestibulares, nos mais diversos cursos e instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e de outros estados do país no processo seletivo recém finalizado. Obtiveram aprovação 49 estudantes das duas turmas de 3ª série do São José, que concluíram o Ensino Médio em 2017. Entre os cursos estão: Medicina; Odontologia; Direito; Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica; Ciências Econômicas; Jornalismo; Arquitetura; Ciências Contábeis; Administração; Agronomia e Ciências da Computação. Já em relação às universidades, destacam-se a URI, UFSC, ESPM, UPF, UDESC, IMED, IDEAU, UNIVALI, Fundação Escola Superior do Ministério Público, ACAFE, Instituto Federal de Santa Catarina – Itajaí e Instituto Federal de Erechim, Mackenzie – Campinas/ SP.
Ao lado dos aprovados, outros buscaram intercâmbios e até a abertura de seus próprios negócios, revelando espírito empreendedor – também estimulado nos bancos escolares.
Para a coordenadora do Ensino Médio, Cleci Luisa Lovera, os resultados comprovam a qualidade do ensino oferecido em sala de aula, bem como reforçam o perfil de excelência do estudante São José. Os desafios, porém, não param por aí, destaca a coordenadora. A meta é permitir que o jovem, ao longo do próprio Ensino Médio, caminhe gradualmente na direção de áreas que dialoguem com as aptidões individuais de cada estudante – processo desenvolvido no Projeto de Vida Pessoa, que trabalha com os estudantes desde a 1ª série.
Fazendo isso, explica Cleci, os estudantes terão mais condições de se destacarem não apenas nos processos seletivos, mas também no mercado de trabalho.