Os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, auxiliaram na última semana, da transferência de isca de abelhas capturada nas dependências da escola para a caixa definitiva. A espécie observada na transferência foi Mirim Emerina Amarela (Plebeia Emerina), que permanecerá no Meliponário da escola, com as demais colmeias instaladas no ano passado.
Sobre o projeto
A oficina foi desenvolvida pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), sob a coordenação do assessor do projeto Vitor Hugo Hollas. A ação também faz parte de um cronograma de atividades que vem sendo desenvolvida na EMEF Jaguaretê, envolvendo os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, desde o ano passado, dentro do projeto de Agroecologia, promovendo o estudo, resgate e recuperação da biodiversidade de abelhas nativas sem ferrão na região.
Dentre as atividades desenvolvidas na última semana também estão:
– Descerramento da placa de identificação do Meliponário Pedagóogico;
– Instalação de uma nova colmeia de Jataí (Tetragonisca Angustula);
– Vistoria e análise das colmeias já instaladas no Meliponário, reconhecendo as peculiaridades de cada uma das espécies existentes.
“É muito interessante para os estudantes aprenderem um pouco sobre como as abelhas organizam o seu trabalho dentro das colmeias e a importância da liderança (rainha) nessa organização. Além de ser uma atividade educativa, a ação contribui para a promoção da sustentabilidade do Planeta e a manutenção dos serviços ecossistêmicos”, destaca a Equipe Diretiva da Escola.
Durante a vistoria e análise das colmeias que foram abertas para a observação, os estudantes puderam provar o mel e experimentar os sabores diferenciados de cada espécie. “Foi um momento de muito aprendizado, novas técnicas foram repassadas para ampliar nosso conhecimento, podemos utilizá-las em nosso cotidiano, pois temos o privilégio de estarmos no meio rural. As abelhas são essenciais para a natureza e saber manuseá-las de maneira correta é muito importante para o desenvolvimento da biodiversidade”, fala a estudante do 9º Ano, Pietra Balen.
A EMEF Jaguaretê segue um cronograma para a exploração da temática durante o Ano Letivo, com o objetivo de preservação da biodiversidade e compreender a função vital das abelhas na preservação do Planeta. Em setembro será promovida um oficina de Polinização e Flores, seguindo a linha de preservação das abelhas no ambiente da escola, em parceria com o CAPA e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
Por Assessoria de Comunicação