Estudante cria aplicativo que resolve equações de matemática e física

Vicente Kalinoski Parmigiani é estudante do Colégio São José desde o Ensino Fundamental

O uso de tecnologias durante as aulas pode contribuir na predisposição dos estudantes a trabalhar de modo ativo, na busca de soluções para os problemas que lhes são propostos. Hoje a tecnologia vai além das páginas do Word, mostrando um universo de novos conhecimentos.

O estudante da 3ª série do Ensino Médio, Vicente Kalinoski Parmigiani, 17 anos, criou um aplicativo para facilitar a verificação de respostas de exercícios de matemática, física e química trabalhados em sala de aula. A iniciativa surgiu devido ao fato de Vicente não ter acesso à internet em sua casa, e ter a necessidade de conferir os resultados das equações. Desde a 1ª série, ele já vinha elaborando esse aplicativo. Todo o processo de criação foi intercalado com pesquisas na loja de sua mãe onde ele tinha acesso à internet, e no colégio. Dedicação e capacidade ultrapassaram a barreira da dificuldade. A professora de matemática e física do ensino médio, Fernanda Teresa Moro, salientou a dedicação de Vicente. “Ele é um estudante muito dedicado. É gratificante ver ele se destacando nessa área tão promissora, que é o meio da tecnologia”, finalizou.

Vicente participou do IX Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, que ocorreu nos dias 27 a 30 de agosto, na URI Campus Erechim. O evento promoveu discussões e a divulgação de produções acadêmicas, de pesquisas e de soluções empresariais na área de Tecnologia da Informação (TI) considerando o contexto e as potencialidades regionais. Vicente era o único estudante do ensino médio a participar do evento. A professora, Fernanda, destacou que ele foi muito elogiado pela dedicação e pelo design do aplicativo e por aprender sozinho algumas linguagens de programação, consideradas difíceis até mesmo para acadêmicos do curso de Ciência da Computação. “Sinto-me desafiado e motivado a continuar integrando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas escolares com a criação de aplicativos que venham a contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem”, concluiu Vicente.

Estudante do Colégio São José desde o Ensino Fundamental, Vicente é um dos exemplos que a forma Franciscana de ensinar, leva à autonomia. O Colégio Franciscano São José parabeniza o Vicente pelo belíssimo trabalho, esforço e perseverança.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS