Escolas Públicas Municipais retornam às aulas na próxima segunda-feira

Assim como no primeiro semestre, as aulas presenciais serão escalonadas para mais de sete mil estudantes de todos os níveis da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação informa que na próxima segunda-feira (2), inicia o segundo semestre letivo do Sistema Municipal de Ensino. Assim como no primeiro semestre, as aulas presenciais serão escalonadas para mais de sete mil estudantes de todos os níveis da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Seguindo as orientações do Decreto Estadual e dos Planos de Contingências das Escolas, aprovados pelo COE-Municipal, os estudantes retornam de forma escalonada. Nas Escolas que atendem em tempo parcial, os estudantes participam presencialmente em uma semana de aula e na outra fazem atividades não presenciais. Já nas de tempo integral as turmas foram divididas em dois grupos, sendo que um vai para as aulas todas as manhãs e o outro todas as tardes. Essa organização é válida para as turmas de Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Os dados do mês de junho de 2021 das Escolas Municipais retratam que mais de 4.500 crianças/estudantes retornaram às aulas de forma presencial, equivalendo a 70% dos estudantes, enquanto que 30% das famílias optaram pelo atendimento não presencial, retirando as atividades.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch reafirma a importância da volta presencial das aulas devido as lacunas que esse período de pandemia deixou. “Já estamos constatando nas escolas as lacunas nas crianças/estudantes por terem ficado esse grande período afastados das escolas. Teve retrocesso na fala, na socialização, na alfabetização e na continuidade do aprendizado”, explica.

Possibilidade de retorno 100% presencial

A Secretaria de Educação acredita que nos próximos dias tenha novas orientações do Gabinete de Crise do Governo do Estado sobre a redução da distância entre estudantes em sala, o que possibilitará um novo estudo nas escolas para que todos possam ser atendidos de forma presencial. A secretária de Educação destaca ainda, os cuidados tomados e a vacinação dos professores. “Erechim foi um dos primeiros municípios a iniciar a vacinação dos professores e agora no mês de agosto, o esquema vacinal ficará completo, isso dá uma segurança para todos, ainda mais que a vacinação da população erechinense está bem avançada”, pontua.Todas as 18 escolas do município já têm os Planos de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da Covid-19, aprovados pelo Comitê Covid e estão equipadas com álcool em gel, máscaras, verificador de temperatura e tapetes sanitizantes. “Os protocolos sanitários serão mantidos, a segurança e o cuidado no atendimento das crianças/estudantes é fundamental”, finaliza a secretária Verenice Lipsch.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS