Escola Helvética comemora 20 anos com apresentações artísticas e homenagens

“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves.

Com esta citação do grande mestre Rubem Alves, gostaríamos de contar um pouco da linda história desta escola que é tão amada por professores, funcionários e pela comunidade escolar.

Inaugurada no ano de 1998, a E.E.E.M. Profª Helvética Rotta Magnabosco, comemora em 2018 seus 20 anos. Localizada na Rua Dr. Hiram Sampaio, Distrito Industrial de Erechim, atende atualmente 387 estudantes do Ensino Fundamental e Médio e conta com 37 professores e funcionários. Tendo seu trabalho norteado pelo compromisso de ser uma escola inclusiva comprometida com a construção do conhecimento e sua socialização, a escola tem como princípio educativo o pensamento crítico com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidadania de seus estudantes. Neste ano letivo, em meio às festividades do aniversário de 20 anos da escola, o clima entre professores e estudantes é de muita alegria por fazer parte da história da instituição. Com #eufaçopartedessahistória, toda comunidade escolar foi envolvida nas atividades propostas.

De acordo com a Diretora da escola, Professora Célia Sperotto, o objetivo principal das atividades é “fortalecer o sentimento de pertencimento e cuidado com a escola, bem como a valorização do papel desenvolvido por cada sujeito no processo educativo ao longo dos 20 anos”.

E para comemorar os 20 anos da escola, foi realizada uma vasta programação no último dia (5), no Centro Cultural 25 Julho, que reuniu toda a comunidade escolar. Com belas apresentações dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, bem como homenagens aos ex-diretores, professores, funcionários e à atual gestão, que resgatou a trajetória do educandário nesses 20 anos. Os estudantes, professores e funcionários encerraram a noite cantando a música “Alegria” (Ivete Sangalo), escolhida por representar o sentimento de “Ser Helvética”.

O Grêmio de Estudantes da Escola, nas comemorações dessas duas décadas de compromisso com a educação teve um papel importante. Os estudantes colaboraram no planejamento e execução de diversas atividades, entre elas, homenagens aos Professores e funcionários e a Semana da Escola.

De acordo com a Coordenadora pedagógica, Professora Aline Teles, essa parceria com os estudantes, incentivando o protagonismo, a autonomia e o sentimento de pertencimento são características que fazem do ambiente escolar um lugar de inclusão e acolhimento, onde as diferentes aprendizagens se tornam realmente significativas. Durante a Semana da Escola, os estudantes participaram de atividades, recreativas, esportivas, culturais e culminou com a Festa dos 20 anos, que contou até com presença de DJ. Foi um momento de muita alegria e descontração para todos os estudantes.

Para encerrar as atividades em comemoração ao aniversário da escola, no sábado 20 de outubro foi realizado o “I Dia da Família na Escola”. O evento contou com uma programação muito especial (gincana, jogos de vôlei e futebol, brinquedos infláveis, pintura de rosto, hora do conto, sessão de maquiagem, sorteio e brindes) e reuniu toda a comunidade escolar, incluindo ex-alunos e ex-professores. Segundo a Professora Maria Salete Torres, que neste dia se despede da escola após 17 anos de trabalho na instituição “a Helvética é uma escola em que todos/as são protagonistas no processo de ensino aprendizagem (professores, funcionários, estudantes, famílias e equipe diretiva), tem um ambiente acolhedor que potencializa as habilidades e competências dos estudantes; trabalha norteada pelo respeito à educação inclusiva onde todos são seres em processo de aprendizagem”.

A comunidade pode acompanhar a pagina da Escola Helvética pelo Facebook e ver todas as atividades que foram e que estão realizadas com os estudantes neste ano.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS