Escola Básica da URI promove nova formação de professores

Professores da Escola de Educação Básica da URI estiveram reunidos no sábado, 15, no Auditório, para um novo encontro de formação. A iniciativa contou com a presença da Psicopedagoga Vanessa Freitas, do BAH Educação, de Porto Alegre. Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Diversidade e Atendimento Educacional Especializado, tratou sobre acessibilidade curricular, estratégias, recursos, planejamento, legislação e monitoria, tema de extrema importância em termos de formação integral, incluindo Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

(Formação reuniu professores da Escola Básica – – Foto: Comunicação Social URI)

A Escola Básica da URI entende que as salas de aula e o cotidiano escolar compõem um universo complexo e desafiador para a prática docente. Por isso, proporcionou a vinda da psicopedagoga para mostrar aos professores como ensinar a todos os estudantes e a cada um, reconhecendo as diferenças e individualidades; como promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem.

A acessibilidade curricular, segundo ela, surge como um caminho para promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem, entre outros. “Ao adaptar os conteúdos, metodologias e recursos, é possível criar um ambiente de ensino mais inclusivo e equitativo”, frisou.

Essa é a preocupação da Escola Básica da URI. Por isso, a necessidade de formação constante e contínua, ou seja, proporcionar um olhar diferenciado a todos é fundamental para que uma educação inclusiva aconteça.

Por: Comunicação Social URI Erechim

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