Erva-mate poderá ser consumida como alimento nas escolas de todo o país

A Portaria interministerial nº 284 definiu a erva-mate como espécie nativa brasileira com valor alimentício.  A planta será incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). De acordo com o deputado estadual Vilmar Zanchin, que integra a Frente Parlamentar da Erva-Mate na Assembleia Legislativa, o consumo das propriedades do produto nas escolas é uma importante conquista para o setor.
 
“Tenho acompanhado de perto as demandas do setor e defendido a valorização da erva-mate e dos produtores”, disse o deputado, que lembrou do esforço da Frente Parlamentar para construir um rol de propostas que fomentem a produção no RS. Entre as ideias de incentivo, a inclusão de alimentos à base de erva-mate na merenda escolar. 
 
Na Frente Parlamentar que foi criada com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de um dos produtos mais apreciados pelos gaúchos, Zanchin participou de debates e da luta por uma política nacional. “O diálogo é permanente com os representantes do setor para que, sabendo das necessidades e reivindicações dos produtores, possamos levar adiante as demandas em busca de alternativas econômicas”, salienta.  A erva-mate é essencial para o Rio Grande do Sul, que produz mais de 60% de toda a demanda nacional. 
 
Importância econômica
Segundo a Embrapa, o Brasil produz cerca de 860 mil toneladas de erva-mate verde, à frente da Argentina (690 mil toneladas) e Paraguai (85 mil toneladas). Aproximadamente, 80% da produção brasileira de erva-mate é destinada ao mercado interno (96% consumida como chimarrão e 4% na forma de chá e outros usos). A planta é cultivada em cerca de  180 mil propriedades e gera mais de 710 mil empregos diretos no país. 
 
Mercado
Existe um amplo espaço de mercado a ser conquistado pela cadeia produtiva. A cada dia aumenta o interesse do mercado internacional pelas propriedades benéficas da erva-mate. Novos produtos estão sendo desenvolvidos no estado, utilizando a planta como matéria-prima. Por isso, o apoio ao sistema de produção é essencial para tornar o setor produto competitivo.
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS