Colheita da Safra da Laranja Valência é aberta oficialmente em Itatiba do Sul

A 5ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Safra da Laranja Valência e o 7º Encontro Municipal de Citricultores de Itatiba do Sul, reuniram cerca de 200 pessoas, entre produtores e lideranças de sete municípios da região do Alto Uruguai, na propriedade da família Cadore, no Povoado Graciolli, em Itatiba do Sul, na quarta-feira (25/07). No local, os produtores também receberam orientações, em duas estações, repassadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, Nilton Cipriano Dutra de Souza, Douglas Dal Piva e Clair Bertussi. As principais recomendações técnicas focaram nas práticas de manejo correto da poda e implantação de pomares. A atividade visa levar ao produtor novas informações para aumentar a produção, através da melhoria do manejo de implantação, condução e colheita dos pomares, proporcionando rentabilidade econômica das famílias.

 

O técnico do Escritório da Emater/RS-Ascar de Itatiba do Sul, Clecir Nonnemacher, juntamente com o produtor Adison, apresentou os dados da propriedade da família Cadore. Adison juntamente com o irmão Dulcimar conduzem as atividades. Na propriedade, a família cultiva dois pomares com um total de quatro hectares em produção destinada ao suco. Também há previsão de implantar novas áreas. A mão de obra é terceirizada.  Além da citricultura, a família trabalha com o cultivo de fumo.

 

Na propriedade, técnicos e produtores colheram pés da fruta que foram pesados para estimar a produção média da região do Alto Uruguai, bem como averiguado o grau brix, índice que mede o teor de açúcar da fruta. Nesta amostra, o resultado ficou em 55 toneladas por hectare na propriedade, representando também uma estimativa para a região.

 

Abertura – A solenidade de abertura reuniu produtores e lideranças no salão da comunidade, entre elas, a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o presidente da Câmara de Vereadores, Atacir Zorzi, o coordenador do Comitê Técnico Setorial da Citricultura, Nilton Cipriano Dutra de Souza, o gerente do Banco do Brasil, agência de Erechim, Lucio Hupalo, do Banrisul, Roberto Cazzeta, do Sicredi Gerson Menegute, da Cresol, Paulo Mioto, representantes de empresas, secretários municipais, vereadores, entre outras lideranças. Também prestigiou o evento o presidente da Cooperativa Central da Agricultura Familiar (Cecafes), Roberto Balen.

 

A prefeita cumprimentou os produtores e lideranças e destacou que o município é o maior produtor de laranja da região do Alto Uruguai e agradeceu a parceria com a Emater/RS-Ascar. “É com essa parceria que conseguimos melhorar nossos municípios”, enfatizou. Também observou que dos 100 hectares previstos para serem implantados, em 2018, 30 hectares fazem parte do Programa Municipal de Citricultura.

 

Gilberto Tonello cumprimentou os produtores, cooperativas, empresas e agradeceu a todos pela organização dos produtores na produção e comercialização dos citros. “Esta é mais uma atividade importante na garantia de renda ao produtor e permanência das famílias no meio rural”, frisou Tonello. As demais lideranças também cumprimentaram os produtores.

 

Coquetel – O evento, promovido pela administração municipal de Itatiba do Sul, Emater/RS-Ascar e Comitê Técnico Setorial de Citricultura do Alto Uruguai com apoio da Cresol, Sicredi e Sutraf, encerou com um coquetel com produtos à base de laranja. As receitas foram preparadas pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar, Daiane de Mattos Taborda, Melania Tesser e Cleonice Dobrovolski, em conjunto com equipe da Assistência Social do município de Itatiba do Sul.

Em 2019, a 6ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Safra da Laranja Valência será sediada no município de Três Arroios.

 

Citricultura no Alto Uruguai

Os municípios com maior produção são Itatiba do Sul, Aratiba, Mariano Moro, Três Arroios, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul e Erval Grande.  Na região do Alto Uruguai, 80% da produção de laranjas são da variedade Valência.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS