Erechim presente na reunião do Conselho Estadual de Turismo

No último da 22, o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Turismo, Carlos Lemos, acompanhado da Turismóloga e Coordenadora do Processo de Regionalização Turística da Região do Alto Uruguai Gaúcho, Michele Sansigolo dos Santos,  Greice Schulz, Chefe do Setor Administrativo, Maria Vanda Groch, Coordenadora do Fórum Regional de Turismo e Fernando Wasiluk, Secretário de Educação, Cultura e Turismo de Paulo Bento, participaram da reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo do Estado no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre.

Na pauta, a apresentação e posse de novos representantes do Conselho Estadual de Turismo, apresentação e aprovação do Novo Mapa Turístico e as demandas aprovadas pelo FUNDETUR.

A região do Alto Uruguai obteve a aprovação dos 22 municípios cadastrados no sistema do Ministério do Turismo, sendo eles Aratiba, Áurea, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Centenário, Entre Rios do Sul, Erechim, Erval Grande, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.

Para constar no Mapa do Turismo Brasileiro foram exigidos a comprovação do órgão responsável pela pasta do Turismo, a existência de dotação orçamentária destinada ao Turismo e o Conselho Municipal de Turismo ativo, além do município possuir prestador (es) de serviços turísticos cadastrado (s) no CADASTUR.

Cada prefeito e secretário responsável pelas políticas públicas do turismo assinaram um Termo de Compromisso junto ao Ministério de Turismo, afirmando dar sequência às ações turísticas nos municípios regionalizados.

Para Carlos Lemos, a participação de Erechim neste processo de regionalização foi fundamental. “Como cidade polo devemos incentivar a participação dos municípios da AMAU, fomentando as políticas públicas do Turismo e alavancando a região turisticamente”.

Durante a reunião do Conselho de Estado do Turismo, o secretário adjunto apresentou ideias para o desenvolvimento regional, como também convidou as autoridades e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para o Fórum de Turismo do Norte do Rio Grande do Sul que acontecerá no próximo dia 29 de agosto, no Centro Cultural 25 de Julho.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS