A 26ª Feira do Livro de Erechim vai contar com show nacional da banda Vera Loca, dia de tributo ao Gildinho, atividades voltadas as escolas e o vale livro. As novidades foram apresentadas na noite desta terça-feira (08), em uma cerimônia no Centro Cultural 25 de Julho. O evento acontece do dia 1º a 11 de maio, na Praça Prefeito Jayme Lago, funcionando das 8h30 às 19h30 durante a semana e das 14h às 19h30 nos fins de semana e feriado.

A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Belas Artes, regida pelo maestro Gleison Wojciekowski e a bailarina do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, Gabriela Jarosz Corassini. Além do músico Samuel Martini, que realizou a acolhida com um solo de piano na entrada do teatro.
Estiveram presentes no lançamento, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti; o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares; a presidente da Academia Erechinense de Letras, Zeni de Bearzi; vereadores; secretários de governos, colaboradores do Executivo e Legislativo; representantes de entidades e imprensa.


Erechim, Histórias e Contos
Com o tema ‘Erechim, Histórias e Contos’, a edição deste ano terá como patrona a jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto. Como homenageado, o escolhido foi Ademar Franscisco Brum. Os dois foram apresentados oficialmente e agradeceram a homenagem emocionados.
O diretor de Cultura, Deloan Perini, apresentou elementos do tema e do logotipo deste ano, além da estrutura que será montada na praça Jayme Lago.
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, agradeceu a presença de todos e enalteceu a união de esforços para a realização da Feira. “É com grande satisfação que apresentamos o que estamos preparando para a Feira do Livro de 2025, um evento que já é tradição em nossa cidade e que a cada ano se fortalece como um verdadeiro marco cultural para Erechim. Quero agradecer imensamente a presença de todos que, de alguma forma, estão colaborando para que mais uma edição da Feira se torne realidade”, afirma.

Valorização da leitura e do livro
Em sua fala, o secretário Wallace destacou as novidades da feira em 2025, com ênfase no Vale Livro, que beneficiará o Sistema Municipal de Ensino de Erechim. “Cada estudante, do 1º ao 9º ano, receberá um vale livro no valor de 30 reais, que contemplará mais de 3.000 crianças”, contou. O secretário também destacou que o evento terá lançamento de mais de 25 livros, sendo 20 de autores erechinenses, e que todos os dias da feira terminarão com música.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou sobre seu entusiasmo com a programação da Feira do Livro 2025. “É com grande entusiasmo que nos preparamos para mais uma edição da Feira do Livro de Erechim, que, em 2025, promete ser uma das mais grandiosas e enriquecedoras de todas. A Feira do Livro é, sem dúvida, um dos maiores eventos culturais de nossa cidade, e a cada ano, buscamos trazer mais novidades, mais oportunidades e mais incentivo à leitura para a nossa comunidade. Neste ano, estamos trabalhando com muito empenho para oferecer uma estrutura ainda mais acolhedora, com novas atrações e ações que beneficiem principalmente os nossos estudantes, incentivando a formação de um público cada vez mais apaixonado pela literatura”, disse o prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, afirmou que a Feira estimula a leitura e isso é muito importante para o desenvolvimento de cada um. “A Câmara é parceira do município, principalmente em eventos onde o livro é o ator principal e, além disso, todos os escritores que tem um valor inestimável para a cultura da nossa cidade”, declara o presidente.

Realização e apoio
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa. O evento conta com patrocínio de Sicredi UniEstados e VGraf, e apoio da Ervateira Cristalina, PC Informática, Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDE), Academia Erechinense de Letras (AEL), Fecomércio-RS Sesc/Senac, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal de Educação (IFRS), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
A programação completa da 26ª Feira do Livro de Erechim será divulgada em breve.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação