Erechim esta há quase dois meses sem registrar homicídios
O ano de 2021 foi um ano com elevado índice do homicídios em Erechim. Ao contrário dos indicadores do Estado, de janeiro a dezembro foram registrados 36 homicídios, sendo 16 a mais que o ano de 2020.
O número elevado de mortes violentas no município foi creditado pelas autoridades da segurança pública a presença de grupos faccionistas que tentam se fixar e disputam território em Erechim. Segundo a polícia, a ampla maioria das vítimas de homicídios na cidade tinham ligação com o tráfico de drogas.
Apesar de 2021 ter registrado número elevado de homicídios para uma cidade do porte de Erechim, o trabalho de elucidação desse tipo de crime feito pela Pol[icia Civil foi elogiado pelo secretário de segurança pública do Estado, Delegado Ranolfo Vieira Junior, em entrevista à Rádio Cultura.
Ultimo Homicídio
O último homicídio registrado em Erechim ocorreu no dia 29 de dezembro quando um homem foi atingido por golpes de canivete no abdome, peito e pescoço, na Rua Pernambuco, bairro São Vicente de Paulo. O autor do fato foi preso logo em seguida em uma rápida ação da Brigada Militar.
Presença Ostensiva
O crime de homicídio é classificado como um crime de difícil previsão, por isso as autoridades policiais entendem que a presença da polícia na rua é uma tática para evitar crimes de maior potencial ofensivo.
Neste sentido, o policiamento ostensivo recebeu o reforço de novas viaturas no ano de 2021. A ultima delas foi entregue no dia 04 de fevereiro. Antes disso na abertura da Operação Natal Seguro, a Brigada Militar recebeu uma viatura através do Consepro.