Erechim e região farão uso da cogestão adotando bandeira laranja

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou uma reunião extraordinária na manhã dessa segunda feira, 11, para avaliar a apreciar os indicadores para a adoção ou não da cogestão, face a indicação de bandeira vermelha para a R16, por parte do Sistema de Distanciamento Controlado do RS.

Após avaliação criteriosa de vários indicadores da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM) e do próprio Sistema de Distanciamento Controlado os membros do colegiado entenderam que a região pode fazer uso da ferramenta legal, adotando uma bandeira menos restritiva (Bandeira Laranja), para a semana de 12 a 19 de janeiro.

“Três indicadores foram fundamentais nessa avaliação, pontua Jackson Arpini, membro do comitê regional”. No momento em que aprovamos os Plano Estruturado Regional de Prevenção e Enfrentamento da Epidemia do novo Coronavírus, condicionamos a adoção da gestão compartilhada mediante avaliação de válvulas de segurança como número de casos ativos, taxas de ocupação dos leitos hospitalares e número de óbitos, entre outros.

No presente momento, segundo os últimos boletins regionais, a R16, que engloba 34 municípios, aproximadamente 240 mil habitantes, apresenta 237 casos ativos e taxas de ocupação de leitos hospitalares em patamares aceitáveis para um período pandêmico, sendo de 34,78% para leitos de UTI, 10,63% para leitos clínicos, segundo dados do último domingo (10/01/21).

Na oportunidade também foram realizados paralelos com o Estado e Macrorregião e nossos indicadores se apresentaram melhores, tantos para ocupação de leitos gerais de UTI, leitos clínicos e leitos de UTI específicos para Covid.

Após debate houve o entendimento que nessa semana, pelos dados sistematizados e pela situação a nível regional, a R16 pode adotar a cogestão, mediante publicação dos decretos municipais dos entes que assim entenderem, considerando que cada município possui seu Plano Estruturado, com respectivo responsável técnico.

Arpini ressalta que a cogestão é válida somente para a semana, sendo da 00:00 hora do dia 12/01 até as 24:00 horas do dia 18/01, e que os decretos municipais são específicos para a semana vigente.

Vamos continuar avaliando com precisão os indicadores regionais, para manter a epidemia regional monitorada, bem como para possíveis ações de prevenção e enfrentamento que por ventura sejam necessárias para o momento.

“Até a presente data, felizmente, a nossa curva epidemiológica para casos ativos continua descendente, partindo de 1.081 casos ativos, em 27/11, para 237, em 08/01, portanto com números mais promissores.

Também verificamos num comparativo 7 dias versus 14 dias, metodologia adorada pelo estado que houve melhoras no indicador óbitos, o que também contribuiu na avaliação a cogestão.

Parecer Orientador

1610371319402
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS