Erechim deverá ter pelo menos dois ou três candidatos a Deputado Estadual e um, a Deputado Federal
Com base na movimentação política em torno das eleições de 2026, Erechim e a região do Alto Uruguai deverão contar com dois ou três candidatos a Deputado Estadual. Pelo MDB, o nome mais cotado é o do presidente estadual da Juventude do partido, o vereador Fifo Parenti. Já pelo PL, o candidato pode ser o recém-eleito vereador Rony Gabriel ou, o atual Deputado Estadual Paparico Bachi, caso este último decida não concorrer a Deputado Federal. Entretanto, tudo indica que Paparico Bacchi será o principal nome do partido para a disputa a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Atualmente, o Deputado Estadual Paparico Bacchi, desponta como o nome mais forte para representar Erechim e o Alto Uruguai em Brasília.
Um terceiro candidato a Deputado Estadual pode surgir pelo PP, com possibilidades recaindo sobre Renan Soccol ou Claudemir de Araújo. Além disso, há uma grande chance de o União Brasil lançar um candidato, com Jackson Arpini sendo uma das principais apostas. Segundo informações, o deputado Dirceu Franciscon teria convidado Jackson para integrar sua equipe de gabinete, com a intenção de formar uma dobradinha em 2026. Apesar de não confirmar nem negar a possibilidade, a articulação já é vista como provável nos bastidores.
Ainda resta a dúvida se o PT apresentará um candidato a Deputado Estadual na região.