Erechim amplia Alimentação Escolar vinda da Agricultura Familiar

Total de investimento neste ano, entre PNAE e PAA, que vai para a agricultura famíliar será de mais de R$ 2,5 milhões de reais

Ampliando constantemente os investimentos na Alimentação Escolar, especialmente de produtos que vem da Agricultura Familiar, na manhã desta quinta-feira (24), no Salão Nobre da Prefeitura, aconteceu a assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma modalidade que o município adotou para compra de alimentos da agricultura familiar para Alimentação Escolar. A modalidade iniciou no ano passado, com a parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; Secretaria Municipal de Educação; Emater-RS/Ascar e cooperativas.

O ato foi acompanhado pelo prefeito Paulo Polis; vice-prefeito, Flávio Tirello; presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti; secretária de Educação, Verenice Lipsch; secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, chefe Escritório Municipal da Emater, Adriano Szynkaruk, gerente regional adjunto da Emater, Laerth Gresele Suszek, produtores da Agricultura Familiar, entre outras autoridades.

Alimentação Escolar

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, explicou que o município faz compra para Alimentação Escolar em três modalidades: Pregão, PNAE e PAA. “Os recursos do PNAE e agora também, do PAA, são destinados 100% para Agricultura Familiar, dando um valor de R$ 2.668.069,20 para o ano de 2025. Isso é investir no nos nossos estudantes, garantindo alimentação de qualidade”, contou.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, lembrou que a compra é feita através das cooperativas. “Temos parceria com a Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra, a Cooperativa de Comercialização de Agricultura Familiar de Economia Solidária Cecafes e a Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda Cooperfamília. Os produtores destas entidades, entregam alimentos semanalmente nas Escolas Municipais de Erechim, garantindo alimentos de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, destacou.

As 19 Escolas e quatro anexos, atendem aproximadamente de 6.900 estudantes da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Representando as cooperativas e os produtores, o agricultor Isaías Wastchuk, reforçou a importância da Administração Municipal ter como prioridade dos alimentos para as escolas virem da agricultura familiar. “Esse aumento que vem acontecendo nos últimos anos representa muito para nós como cooperativas, mas principalmente lá nas pequenas propriedades. Fortalece os laços, garante sução familiar, garante renda e garante qualidade de vida”, disse.

Parcerias

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, reforçou a importância das parcerias para um futuro prospero. “Isso é incentivar o que é da nossa terra. Esse trabalho de ter trazido novamente uma constância, na compra dos produtos que são produzidos aqui e na região, demonstra o amor e a perseverança que temos com o setor primário”, ressaltou.

O prefeito Paulo Polis lembrou que são servidas mais de 200 mil refeições por mês nas Escolas Municipais. “A gente sabe a importância de dar condições da boa educação. Isso com um ambiente adequado, valorizando os professores, investindo em materiais didáticos, sistema de educação, uniforme escolar e claro, a Alimentação Escolar. Tem crianças que fazem três refeições no dia na escola. Isso é importante para as famílias e para o desenvolvimento delas. Que bom ter parcerias com os produtores, garantindo merenda de qualidade aos nossos estudantes. Obrigado à todos envolvidos”, disse.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS