Equipes técnicas definem estratégias de ação para Bandeira Preta em Erechim

Em virtude da comunicação do Governo do Estado no início da noite de ontem (19) de que Erechim está classificada como Bandeira Preta, onde o sistema de saúde opera em capacidade baixa e a propagação do vírus da Covid-19 é considerada alta, além da publicação de decreto pelo governador Eduardo Leite de Lockdown em todas as cidades gaúchas, no período compreendido entre as 22h do dia 20 de fevereiro de 2021 e às 5h do dia 2 de março de 2021, a Prefeitura de Erechim convocou uma reunião de emergência.

Para tanto, estiveram reunidos na manhã deste sábado (20), na Vigilância em Saúde (VISA), o prefeito Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, o diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub, o coordenador do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Jackson Arpini, demais profissionais da Saúde, Brigada Militar e Amau.

Em pauta a definição de estratégias de ação para a Bandeira Preta em Erechim. Vale destacar que o cenário na cidade mudou totalmente, por isso a reunião foi realizada de forma emergencial, já que de acordo com a determinação do Estado, não há possibilidade de cogestão para bandeira mais branda, além de não haver argumentos pelo poder público que justifiquem o ingresso de recurso para a reversão da bandeira, tendo em vista a ocupação em 100% dos leitos de UTI Covid e UTI Adulto no Hospital Santa Terezinha, que atende pelo SUS.

Importante salientar que a Prefeitura de Erechim cumpre a determinação do Governo do Estado, entendendo a gravidade da situação da região, trabalhando com foco em preservar o bem maior de toda a população, que é a preservação da vida.

Entre as definições ficou acordado a realização de força tarefa com equipes técnicas e táticas da Vigilância em Saúde, Brigada Militar, Defesa Civil, Força Voluntária, Diretoria de Trânsito e Conselho Tutelar para inibir as aglomerações e cumprir o decreto do Governo Gaúcho de Lockdown entre às 22h e às 5h de hoje até 2 de março.

Ainda, a equipe da Secretaria de Saúde está entrando em contato com os proprietários de estabelecimentos informando sobre a realização da força tarefa, no intuito de orientar para que os mesmos encerrem suas atividades às 22h impreterivelmente.

Além disso, equipes de trabalho vão realizar o isolamento de locais públicos, como praças para evitar a aglomeração de pessoas nestes locais.

Também, é fundamental informar que os hospitais Santa Terezinha e Caridade estão trabalhando conjuntamente se organizando e pensando estratégias de forma emergencial para ampliação dos leitos de UTI, se tivermos uma situação ainda mais grave.

Conforme o prefeito Paulo Polis, na próxima segunda-feira (22) às 10h acontece uma reunião entre os chefes dos executivos municipais com o governador do Estado para avaliar as medidas e determinar efetivamente a bandeira adequada para as cidades, passando a valer a partir da 0h de terça-feira (23).

“Pela primeira vez, o município de Erechim está em protocolo de Bandeira Preta, conforme classificação do Governo do Estado. Desta forma, nos cabe respeitar o Decreto Estadual. E assim, com responsabilidade, o faremos. Nos encontramos no pior cenário desde o início da pandemia. Estamos com o sistema de saúde sobrecarregado, hospitais lotados e alta capacidade de transmissão do vírus. A Prefeitura de Erechim e os hospitais já estão se organizando estrategicamente, criando mais leitos para pacientes com a Covid-19, ampliando a capacidade de atendimento, especialmente de leitos de UTI. Precisamos, mais do que nunca, da participação de cada pai, mãe, avós e filhos para evitarmos que o quadro se agrave ainda mais. Use máscara, lave as mãos e, principalmente, respeite o distanciamento social, evitando aglomerações. A partir das 22h da noite deste sábado, até às 5h de amanhã, e, assim, sucessivamente, até o dia 2 de março, faremos cumprir a determinação de suspensão geral das atividades não essenciais.Precisamos ter como foco e prioridade à vida. Na segunda (22), teremos, via Famurs, reunião com o governador do Estado, e qualquer novidade manteremos a população informada. O momento pede união. Apenas atuando juntos venceremos essa batalha”, pede o prefeito Polis.

Reforçando que o Lockdown passa a valer a partir deste sábado (20) em todos os municípios gaúchose a Bandeira Preta naqueles classificados nesta cor,a partir da 0h de terça-feira (23) até a 0h de 2 de março. Lembrando que a Força Tarefa que executará a fiscalização e, se necessário autuações, em especial neste período, será diária e constante.

Ainda, é fundamental reforçar que todos devem continuar se cuidando e cuidando dos outros através do distanciamento, do uso adequado de máscara, da higienização das mãos e do uso do álcool em gel.Novamente o Poder Público pede a ajuda de todos, especialmente aos pais para que peçam que osjovens evitem aglomerações e respeitem o Lockdown, permanecendo em suas casas conforme o decreto estadual.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS