Entidades debatem campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água no Alto Uruguai

Representantes de diversas entidades engajadas na Campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água na região do Alto Uruguai estiveram reunidas em Erechim, na quinta-feira (16/03), na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), visando aprimorar ações e o plano de trabalho até 2020. A Emater/RS-Ascar esteve representada pelo assistente técnico estadual em Solos, Edemar Streck, e pelo assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais, Cezar da Rosa.

Durante o encontro, foi apresentado um vídeo com um conjunto de ações realizadas para preservação do solo e meio ambiente em uma Unidade de Referencia Tecnológica (URT) instalada em uma propriedade em Barra do Rio Azul. Também foi destacado o concurso regional, que teve a participação de oito propriedades da região, e do concurso Estadual Conservar para Produzir Melhor, promovido pelo Programa Estadual de Conservação de Solo e da Água, no qual a família do agricultor Claudemir Fontana, da comunidade de Santa Catarina, em Sertão, ficou em 2º lugar no Estado. Os participantes também avaliaram a realização de Dias de Campo, entre outras atividades.

Entre ações programadas estão um Giro Técnico, divulgação da campanha e o acompanhamento mais direcionado nas URTs. O presidente da Amau, prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, também se comprometeu em difundir o projeto com os demais prefeitos na região para a inclusão de projetos municipais com práticas conservacionistas e redução do uso de defensivos agrícolas, entre outras práticas.

A campanha envolve Emater/RS-Ascar, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) – campus de Erechim, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Universidade Estadual do RS (Uergs), Sicredi RS/SC, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Erechim, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Ideau), Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Sertão, Cresol e secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Mais duas entidades aderiram à campanha de Campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água na região do Alto Uruguai: Sicredi Estação e Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS