O ensino médio da rede pública brasileira registrou melhora nos principais indicadores de rendimento escolar entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). No período, a reprovação caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. Já a taxa de aprovação cresceu 11%.
O levantamento também mostra que as inscrições de concluintes de escolas públicas no Enem aumentaram 46% entre 2022 e 2025. Além disso, a taxa de estudantes que não retornaram ao ensino médio no ano seguinte caiu 28%, evitando que cerca de 250 mil jovens deixassem a escola em 2025.
Dados da Pnad Contínua Educação, do IBGE, reforçam a tendência de melhora. A frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, enquanto a parcela de adolescentes fora do ensino médio recuou de 23,2% para 19,4%.
Segundo o MEC, os resultados estão associados à ampliação de políticas públicas voltadas à permanência dos estudantes, como o programa Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de alunos, além da expansão da educação em tempo integral e da melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
A educação em tempo integral atingiu, pela primeira vez, a meta do Plano Nacional de Educação, alcançando 25,8% das matrículas da rede pública, o equivalente a 8,8 milhões de estudantes. Já o número de escolas com internet voltada para atividades pedagógicas cresceu 43,7%, chegando a 100 mil unidades.
O MEC afirma que pretende manter os investimentos para ampliar a permanência dos estudantes na escola e fortalecer o acesso ao ensino superior, com mudanças no Enem, que também passará a ser utilizado como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio a partir de 2026.
Com informações do MEC

