Ensino Médio do Barão visita Usina Hidrelétrica Itá

Aulas há mais de 50 quilômetros da sala de aula. Este foi o contexto de aprendizado dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), nesta quinta-feira (4). Com o desafio de reconhecer o tema “energia sustentando a humanidade”, sob a ótica das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática, alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos, acompanhados da coordenadora Lenita Ransolin Brugnerotto e da professora Claudia Seibt, visitaram a Usina Hidrelétrica Itá, em Santa Catarina.

Os estudos iniciaram pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA), onde as turmas visualizaram um vídeo institucional da Hidrelétrica e participaram de uma palestra sobre a história da Usina, desde a sua construção. A visita à barragem, ao vertedouro principal, parte externa da casa de força e módulo de avaliação solar também fizeram parte da programação da manhã. “Fiquei surpreso ao saber que a altura da Hidrelétrica é equivalente a 3 Cristos Redentores, que a Usina é 10 vezes menor do que a de Itaipu e gera energia para abastecer 50% do estado de Santa Catarina e 30% do Rio Grande do Sul”, destaca Bernardo Kautz, estudante do 2º ano.

Localizada no rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá e Aratiba, a Usina Hidrelétrica Itá entrou em operação no ano de 2000. A Usina tem capacidade de geração de 1.450 MW, sendo 740 MW de potência média de energia assegurada. Como referência em termos de relacionamento socioambiental, um dos projetos que a Usina mantém é o Horto Botânico, que produz mais de 100 espécies nativas. As mudas, após estarem prontas para o plantio são utilizadas em ações de recuperação de nascentes, faixa ciliar e em projetos ambientais. À tarde, além do Horto Botânico, os estudantes também realizaram a Trilha do Serelepe, uma homenagem ao animal por facilmente encontrado ao longo do percurso de 1064 metros.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS