O Curso de Enfermagem da URI e a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim realizaram, nos dias 10 e 11 de agosto, uma capacitação para os enfermeiros do município sobre puerpério e puericultura. A iniciativa foi pela passagem do ”Agosto Dourado”, considerado o mês da amamentação e contou com a presença da Secretária da Saúde, Eclesan Palhano.
A capacitação foi ministrada pela professora enfermeira Cibele Sandri Manfredini com a participação dos acadêmicos do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade.
Durante o encontro foi feita a apresentação atualizada dos conceitos e práticas, com simulação realística, inclusive com um momento para discussão e análise das situações reais, com propostas de novas rotinas para a realização de consulta de enfermagem durante o pré-natal e de puericultura.
A principal proposta foi a de que os enfermeiros criem uma agenda para atendimento dessa população, qualificando o atendimento à gestante e à criança, cumprindo as prerrogativas dos programas da Atenção Básica que são primordiais para o trabalho do enfermeiro, as quais devem ser implementadas pelo município seguindo os critérios do Ministério da Saúde.
Segundo os acadêmicos, o trabalho realizado trouxe grande impacto na aprendizagem, pois proporcionou experiências reais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento profissional. A professora Cibele relata que a atividade foi realizada através de metodologias baseada em projetos onde o aluno torna-se protagonista do seu próprio aprendizado e que a integração entre universidade e serviços de saúde é extremamente importante para o preparo dos futuros profissionais.