Encontro reúne representantes da cadeia da erva-mate em Centenário
O Encontro Regional da Erva-Mate reuniu cerca de 250 pessoas do Alto Uruguai, entre produtores ligados à atividade, extensionistas da Emater/RS-Ascar, lideranças locais e regionais, empresários do setor e estudantes, nesta terça-feira (14/03), em Centenário. Os participantes foram recepcionados com coquetel com produtos à base de erva-mate. O extensionista do Escritório Municipal de Centenário Leandro Kubiak deu as boas-vindas ao público. Abrindo a programação, participaram de um painel o prefeito de Centenário, Genoir Florek, e o produtor e dirigente do Sicredi Adelino Loch, que fizeram um resgate da história da erva-mate no município, com relatos de experiências sobre a produção do produto.
No painel “Indústrias Ervateiras” participaram representantes das ervateiras Barão, Ouro Verde, Michelon, Tio Thomas, Seiva Verde e Auriense. Eles relataram aos presentes as tendências e comportamento do mercado, bem como as perspectivas da cadeia produtiva da erva-mate a partir deste momento, apontando para um incremento do consumo e boas perspectivas de preços ao produtor, desde que a matéria-prima seja negociada diretamente com as indústrias.
Os extensionistas e engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin e Luiz Ângelo Poletto, apresentaram um panorama da situação da erva-mate na região do Alto Uruguai. De acordo com Zonin, são 40 indústrias na região, sendo cinco de grande porte. A atividade envolve 1.500 produtores, com área de cultivo de sete mil hectares. Zonin enfatizou a importância de erva-mate como alimento e medicamento. “A erva-mate tem mais de 190 propriedades e também pode ser usada em novos produtos, como chás, bebidas e gastronomia”, ponderou.
Poletto destacou o potencial da região para aumentar a produção, que no momento está em 41 mil toneladas por ano. Também apontou a produção de erva-mate como mais uma alternativa para os produtores rurais. Ele apresentou ainda dados sobre diagnósticos nutricional dos ervais, que
apontou, entre outros fatores, a necessidade de matéria orgânica nas 20 amostras coletadas.
A abertura oficial aconteceu no final da programação da parte da manhã e contou com a presença do prefeito, Genoir Florek, secretários municipais, vereadores, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello e lideranças da região.
Tonello destacou a importância da cultura da erva-mate para a região, assim como do evento, para discutir a cadeia produtiva da cultura. “É muito importante a união dos esforços de cada um, de entidades parceiras, da Emater para o sucesso da atividade”, ressaltou.
Também explanaram suas experiências um grupo de viveiristas da região do Alto Uruguai, dentre eles um de Venâncio Aires e outro de Machadinho. Os viveiristas relataram suas experiências em relação à produção de mudas. Todos apontaram a qualidade da muda com um dos principais fatores para obter ervais com produção e rentabilidade econômica.
A programação prosseguiu à tarde com outros painéis e debate. O produtor de Viadutos, André Baldissera, representando a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate) e também a Associação dos Produtores de Erva-Mate Orgânica Monte Claro – Viadutos, relatou as atividades realizadas na modalidade orgânica, seu sistema de certificação através da Rede EcoVida e a fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na parte final do evento a administração municipal de Centenário divulgou alguns programas do município subsidiando mudas para novos plantios, bem como adubação para plantios existentes. Também foi realizada cerimônia de premiação de 20 produtores de Centenário que são destaques no cultivo da erva-mate.
O evento foi promovido pela prefeitura de Centenário, com apoio da Emater/RS-Ascar e outras entidades parceiras.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim