Encontro regional apresenta atividades mais buscadas no turismo rural
As sete atividades mais buscadas com relação ao turismo rural são: contemplação da natureza (74%), comida caseira (73%), trilhas (60%), atividades familiares (57%), espaços de relaxamento (50%), aprender algo novo (50%) e vivência tipicamente rural (50%). Os dados são referentes uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2022, que foram a apresentados durante o 4º Encontro Regional de Turismo Rural, realizado em Getúlio Vargas, na sexta-feira (11/10), na sede do Sindicato Rural, pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
O titular da Setur destacou a importância do turismo rural para a agricultura familiar que está presente nas 28 regiões do Estado, com mais de 500 empreendimentos em todas as regiões turísticas do RS. O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, também destacou a importância do turismo rural para as regiões do Estado, como mais uma fonte de renda e de agregar valor à propriedade. Schwerz garantiu ainda que Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vão fortalecer a gestão, ações e a prática do turismo rural no Estado. No evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, esteve representado pelo chefe de gabinete Norton Baum.
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, pontuou exemplos do turismo rural realizados pela Instituição na área, bem como as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da importância de trabalhar as rotas turísticas nos municípios. “O turismo rural é mais uma fonte para agregar renda à propriedade, de sustentabilidade, e de trabalhar com as parcerias”.
As extensionistas da Emater/RS-Ascar, Dulcineia Wommer e Marli Bernardi, falaram sobre Turismo Rural e Paisagismo, bem com as ações que desenvolvidas através do projeto Jardins no Norte Gaúcho. Dentre as tendencias de paisagismo, destacadas por elas, estão plantas nativas, sustentabilidade, jardins verticais e telhados verdes, horta orgânica, paisagismo sensorial, espaços multifuncionais, design moderno e com toques naturais e iluminação criativa.
A programação contou ainda com palestra Turismo nas trilhas de longo curso do Rio Grande do Sul, com Luciano Soares, da Geotecnologia da Rede Brasileira de Trilhas, e com case Ispira Eventos, com Evandro Pereti e Alexandre Rossi.
O Seminário Integrou a programação da Expo Getúlio Vargas 2024, – Feira Setorial, realizada de 10 a 13/10. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas (Prodege), Roteiro Turístico de Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição, com apoio do Sindicato Rural de Getúlio Vargas. A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, presidente da Feira, Roberto Galina representante da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Gerverson Zimmermann, gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese, da equipe do Escritório Municipal integrada pelos extensionistas, Denise Klitzke, Renato Mores e Nelita Balestrin.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim