Emater/RS-Ascar oferece alternativas saudáveis para festas de final de ano
Com as festas de final de ano se aproximando, as refeições que serão servidas passam a ser planejadas. E mesmo nessa época do ano, é importante relembrar os benefícios que uma alimentação saudável e equilibrada pode trazer para as ceias durante o Natal e o Ano Novo.
A extensionista e nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, mostra que é possível oferecer refeições saborosas, nutritivas e saudáveis, e ressalta a importância da hidratação durante esse período de festas e de calor. “A gente tem que pensar antes mesmo da comida em beber água e se hidratar muito bem, inclusive durante a ingestão de bebidas alcoólicas. O ideal é limitar esse consumo de álcool, porque causa o acúmulo de líquidos no corpo”, explica a nutricionista.
Para aqueles que não têm o hábito de beber água, Leila sugere a substituição por águas saborizadas com frutas e ervas, que favorece a adição de nutrientes no organismo, algo que a nutricionista considera muito importante nesse período do ano.
Para os pratos principais, Leila diz reconhecer que durante as festas de final de ano é comum que as pessoas optem por churrascos e alimentos gordurosos, porém desaconselha o consumo em excesso, e reforça que aqueles que optarem por essa alimentação incluam ao cardápio saladas e proteínas vegetais, como lentilha e grãos, e evitem o excesso de carne vermelha. Leila explica que, nesse caso, as folhas verdes dão mais frescor para a alimentação, além de serem ricas em minerais e fibras, auxiliando no funcionamento do intestino.
A nutricionista também incentiva a aquisição de alimentos nas feiras, que venham dos produtores. “Quando a gente busca os alimentos direto do produtor, de quem produz, encontramos alimentos de época, que agregam o máximo valor nutritivo que esses alimentos podem nos oferecer”, explica a extensionista.
Leila ressalta a importância de alinhar a alimentação saudável com o exercício físico, para gerar um equilíbrio saudável nas festas de final de ano. “Tem que pensar para além da comida, e quando se fala em saúde, não é só no prato, essa questão da atividade física é bem importante também, e ter esse equilíbrio para queimar essas calorias a mais que são ingeridas geralmente nas festas é muito importante, assim como planejar e pensar nessa diversidade de pratos e na quantidade que vai servir e degustar”, aconselha.
Por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiário Leonardo Ribeiro da Silva
imprensa@emater.tche.br