Emater/RS-Ascar mostra ações de extensão rural na Expocar

A 4ª edição da Expocar e 2ª Mostra Agropecuária apresentou, durante três dias (13 a 15/04), as potencialidades econômicas e sociais de Carlos Gomes.   A solenidade de abertura, na última sexta-feira (13/04), foi prestigiada por autoridades locais, regionais e estaduais. A programação com shows, baile, palestras, almoço de confraternização, entre outras atrações, se estendeu até domingo (15/04).

 

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, que representou o governador José Ivo Sartori, esteve acompanhado do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello.  O diretor parabenizou o município pela feira e as parcerias que apoiaram na realização do evento. “Temos de enfrentar as dificuldades econômicas e fazer o que tem de ser feito e não medir esforços para enfrentar o déficit financeiro”. Também ressaltou o fortalecimento da Emater/RS-Ascar e de programas como o Feaper, apesar da crise econômica. Moura agradeceu ainda as prefeituras e parcerias, as comunidades que apoiam a Emater para que as políticas públicas possam chegar em todos os lugares do Estado.

 

O prefeito, Egídio Moretto, afirmou que sem a participação dos expositores, a feira não aconteceria. “Estou muito feliz com a participação de todos”, destacando ainda os investimentos em diversas áreas em que estão sendo executados os programas municipais que serão direcionados para agricultura e desenvolvimento de Carlos Gomes.

 

A Emater/RS-Ascar participou da feira com espaço onde expôs com maquetes, banners, dentre outras formas, diversas ações que são trabalhadas com as famílias como alternativas de produção para pequena propriedade como apicultura, cultivo de moranguinho em substrato, de cana-de-açúcar, armazenagem, solo, através de um simulador de erosão, produção de sementes, cultivo de plantas medicinais e aromáticas com a metodologia do Relógio do Corpo Humano, entre outras.

 

Além da Expocar 2018, a Semana do Município prossegue com outras festividades que marcam as comemorações do 26º aniversário de Carlos Gomes, como o 4° Jantar Polonês – Czternasta Kolacja Polska – que acontecerá no dia 21 de abril. O município de Carlos Gomes, na região do Alto Uruguai, tem 95% da população da etnia polonesa.

 

Exposeva

No último sábado (14/04), o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, também visitou a Exposeva, feira aberta oficialmente na última quinta-feira (12/04), que também se encerrou no domingo, (15/04) em Severiano de Almeida.

 

Fotos Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS