Emater faz trabalho de revitalização em comunidades rurais em Aratiba

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Aratiba, juntamente com as famílias rurais e em parceria com a Prefeitura, através da secretaria da Agricultura e Viveiro Municipal, iniciou em agosto a revitalização de algumas comunidades rurais. Na comunidade São Roque, da Linha Volta Fechada, os trabalhos foram realizados nos dias 2 e 16 de agosto. Na comunidade Evangélica, da Linha Sarandi, a ação aconteceu no dia 17, e na comunidade da Linha Bem-Te-Vi, no dia 20.

Na oportunidade foram realizadas atividades de podas de árvores e gramas, limpeza dos canteiros e plantio de flores e controle de formigas. “Sabemos da importância de mantermos as nossas comunidades vivas e conservadas, pois é o lugar onde as famílias se encontram para rezar, e quando oportuno, fazer suas festas e divertir-se. Reflete não somente no ambiente externo, mas, principalmente nas relações, que se fortalecem entre os membros da comunidade e a entidade envolvida”, reflete a extensionista Cleonice Drobrovolski.

Carlos Pientka, da comunidade Sarandi, avalia como importante a ajuda da Emater/RS-Ascar e destaca o trabalho da equipe. “Sugestões e novas ideias são sempre bem-vindas nas comunidades, como a questão das podas também. A nossa comunidade mudou com o embelezamento, as pessoas que vêm de fora acham bonita”, salienta o agricultor.

A agricultora Franciele Marcanzoni, da Linha Volta Fechada, destaca a importância do embelezamento da propriedade e arredores. “Mudou a nossa comunidade, ficou mais bonita, mais florida. Com a ajuda da Emater nas podas das árvores muda tudo! A gente vai para a comunidade, se sente feliz e mais acolhido vendo tudo limpo e bonito”.

De acordo com a presidente da comunidade Bem-Te-Vi, Osmari Zignani, é muito importante esse trabalho de apoio da Emater/RS-Ascar junto às comunidades. “Depois da pandemia as famílias deixaram de participar bastante da comunidade e é difícil organizar as pessoas para fazer esse trabalho de limpeza. Com a Emater

puxando a frente as famílias se motivam para participar do embelezamento comunitário”, avaliou. Fotos: Divulgação Emater/RS-Ascar

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS