EMATER apresenta resultados da parceria com o município de Erechim

Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, os vereadores Juares Bernardi, Ale Dal Zotto e Fifo Parenti, o secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski e integrantes da equipe da pasta,  como o diretor Agrocuário, Theodoro Tedesco Neto e o chefe da Divisão de Apoio a Feirantes e Agroindústrias, Tobias Biazi acompanharam uma apresentação de resultados das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), desenvolvidas pelo escritório Municipal da EMATER-RS/ASCAR. Também acompanharam a reunião de trabalho, o gerente Regional da EMATER-RS/ASCAR, Gilberto Tonello e os supervisores Valdir Zonin e Fernanda Angonese.

O encontro foi realizado na Cantina Andreolla, recém inaugurada no centro de Erechim. A ação foi patrocinada pela CRESOL Sicoper.

O chefe do escritório Municipal da EMATER-RS/ASCAR, Adriano Szynkaruk conduziu os trabalhos e apresentou os resultados quantitativos e qualitativos que a equipe obteve ao longo do primeiro semestre de 2021 em 41 práticas de ATERS. Até o fechamento do semestre, a equipe assessorou 511 famílias (648 pessoas), já projetando atingir 793 em 42 localidades até o fim deste ano.

A equipe também apresentou as diretrizes estratégicas e as ações de ATERS, questões socioambientais, ações de ATERS em Crédito Rural, Secagem e Armazenagem, Cultivo Protegido, Irrigação e Gestão das Propriedades Rurais, entre outros assuntos.

Conforme o Escritório Municipal, o Crédito Rural é uma ferramenta disponível para realizar investimentos e/ou custeios que passa pela ATERS. Neste ano já foram elaborados 97 projetos, que representa um montante de mais de quatro milhões de reais. “A expectativa é chegarmos a 150 projetos até o final do ano, havendo disponibilidade de recursos. A produção animal, especialmente a Bovinocultura de Leite, merece destaque. Neste ano, a equipe trabalhou para a implantação de três Compost Barns e mais cinco em andamento, além de um Free Stall instalado”, explica o chefe do escritório, Adriano Szynkaruk.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, enalteceu a importância da parceria entre a Prefeitura e a EMATER. “Muitas das ações e exigências técnicas que chegam à secretaria são encaminhadas para a equipe do Escritório Municipal que agilmente buscam por soluções locais ou ainda através de suas equipes regionais e centrais”, pontuou.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou que a Prefeitura de Erechim vem estimulando e dando suporte para o desenvolvimento da área da agricultura. “Estamos sempre prontos para atender as demandas, pensar e planejar as ações para desenvolver o setor. Também estamos dando um olhar atento para a produção de alimentos, para a comercialização em feiras e investindo na aquisição de alimentos para a merenda escolar”, finaliza.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS