Em visita à Corsan, vereadores buscam informações sobre problema na água de Erechim

Desde a última semana, boa parte da população erechinense tem passado por uma incômoda situação envolvendo o fornecimento de água, que tem chegado escura a lares de diversas localidades do município. Com a situação ainda persistindo, o Poder Legislativo acionou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo serviço em Erechim. Nesta segunda-feira (3), o gestor da unidade local Ivo Antonio Sobis recebeu em seu escritório o presidente Mario Rossi (MDB), juntamente com os vereadores Claudemir de Araújo (PTB), Sandra Picoli (PCdoB) e Serginho Bento (PT).

A fim de tranquilizar os parlamentares e a comunidade em geral, Sobis salientou que, embora a situação tenha assustado a todos, a Corsan tem se empenhado para resolver o problema até a próxima terça-feira (4), que se trata de acúmulo de manganês nos reservatórios. “A situação era complexa, nunca tinha passado por isso aqui na Corsan. Esse manganês, que é um minério presente naturalmente na água, mas que não existe em nossa água bruta aqui em Erechim, se formou no reservatório em virtude da água da chuva. Durante todo o fim de semana nossos funcionários lavaram esses reservatórios, que, por serem grandes, de dimensões de até 2 milhões de metros cúbicos, demandam muito trabalho”, afirma o gestor, reforçando que tem sido necessário, também, expurgar a água a fim de retirar todos os resíduos, e que não há risco de falta de água em nenhuma região da cidade.

Para Mario Rossi, que integra a Frente Parlamentar Pró-Saneamento, é fundamental que o poder público mantenha o diálogo e cobre esclarecimentos das empresas que prestam serviços ao município, caso da Corsan. “Tivemos uma conversa franca e fomos inteirados do que de fato ocorreu em nossa cidade. É um problema que infelizmente afetou muita gente, mas pudemos constatar o empenho dos responsáveis em normalizar a situação, com pessoal trabalhando incessantemente durante o final de semana”, destaca o presidente.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS