Em seu aniversário, Dom José oficializa novo Pároco em Marcelino Ramos

 

Neste sábado, 23, dia de seu aniversário natalício, Dom José presidiu missa às 19h na igreja São João Batista de Marcelino Ramos oficializando Pe. José Ladimir Balbinotti, missionário saletino, como Pároco daquela Paróquia. Concelebraram a missa os padres Ático Fassini, do Santuário da Salette, e Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano.

No início da celebração, Pe. Ático, representante do Conselho Provincial da Congregação dos Missionários da Salette, saudou o Bispo diocesano por seu aniversário e lhe apresentou Pe. Ático, designado pelo Conselho da Congregação, como Pároco daquela Paróquia. Leu mensagem do Coordenador Provincial, pe. Ildefonso Salvadego, na qual louva a Deus pelos 90 anos de atuação dos missionários saletinos na região, pela disponibilidade do Pe. José Ladimir Balbinotti em assumir a Paróquia, dizendo que terá a ajuda dos padres do Santuário da Salette. Agradeceu o apoio de Dom José aos missionários saletinos e disse que eles procuram trabalhar em sintonia com as diretrizes da Diocese. O Bispo, por sua vez, apresentou Pe. José a seus novos paroquianos, que o acolheram com expressiva salva de palmas.

Iniciando a homilia, Dom José agradeceu ao Pe. Nelci Miranda por sua atuação na Paróquia como Pároco nos últimos três anos, desejando que N. Sra. da Salette o sustente em sua nova missão no santuário a ela dedicado na França e ao Pe. José que o sucede em Marcelino Ramos. Observou que o Pároco precisa da participação de todos os batizados, leigos leigas, nas diversas pastorais e conselhos na responsabilidade da formação espiritual e manter o vínculo de comunhão entre as comunidades da Paróquia e desta com a Diocese. Refletiu sobre as leituras bíblicas da missa que acentuavam a necessidade do perdão generoso a todos, pois Deus é misericordioso com todos. Exortou a todos a cultiva o amor para superar qualquer sentimento de ódio e de vingança.

No rito de oficialização de Párocos, motivou o Pe. José a confirmar os compromissos assumidos na ordenação presbiteral e lhe entregou os símbolos das principais dimensões de sua função, a Bíblia, a estola e a chave do sacrário.

Depois da oração final da missa, a Senhora Rosane Oliveira Holleweguer, vice-coordenadora do Conselho da sede paroquial, apresentou as boas-vindas ao Pe. José, com votos de fecundo pastoreio. Assegurou-lhe a participação, o apoio e a oração de todos em sua missão em Marcelino Ramos.

Pe. José saudou os novos paroquianos, dizendo que chegava como irmão, amigo e missionário da Salette para ser o pastor que Deus quer para o seu povo. Manifestou sua disposição de atuar em sintonia com as diretrizes da Diocese e da CNBB, contando com a participação de todos.

Lida a ata, Dom José deu a bênção final aos participantes.

Após a missa, houve confraternização na casa paroquial.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS