Em Porto Alegre, prefeito debate a situação dos hospitais e presídio estadual

O prefeito municipal Luiz Francisco Schmidt, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Jackson Arpini cumpriu agenda na capital do Estado

Na quarta (9) esteve em audiência com o secretário estadual de Saúde Francisco Paz e técnicos da área, oportunidade em que participaram da reunião prefeitos da região da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai, representantes da saúde e o Coordenador Regional da Saúde, José da Cruz, que propuseram o encontro, além de deputados, FAMURS e COSEMS.

Na pauta de trabalhos, a situação dos hospitais de pequeno porte (HPP/PADU), que estão encontrando dificuldades para se manterem em funcionamento, tendo em vista a legislação vigente e a presente preocupação do município de Erechim com relação ao aumento da demanda, caso leitos hospitalares regionais sejam fechados, considerando que os usuários serão referenciados ao Hospital Santa Terezinha.

Após as considerações feitas pelas partes, ficou deliberado um estudo, caso a caso, de cada instituição de saúde (8 hospitais) que estão em busca de uma solução favorável.

Para o prefeito Schimdt a reunião foi extremamente positiva, tomando como pressuposto que o secretário do estado acolheu a reivindicação da região e se prontificou a analisar a situação em busca de um entendimento comum.

Algumas ações foram traçadas, como o encaminhamento da audiência sempre preservando os interesses coletivos e a manutenção dos serviços de saúde.

Ainda na quarta à tarde, o prefeito Schimdt, acompanhado do Deputado Estadual Gilberto Capoani, manteve agenda com o Secretário Estadual de Segurança, do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, e com o Coronel Everton Oltramari, adjunto da pasta, para tratar sobre o presídio estadual de Erechim.

Na oportunidade, o secretário informou que vai colocar imóveis localizados em Erechim e que são de propriedade do Estado para avaliação, com a finalidade de uma possível permuta com o objetivo de construir o novo presidio, uma demanda importante para a  área da  segurança pública.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS