Em missa com bênção e imposição de cinzas, Dom Adimir abre Campanha da Fraternidade na Diocese de Erexim

Como vem acontecendo há mais tempo, a Campanha da Fraternidade (CF), que neste ano é sobre a Educação com o lema “fala com sabedoria, ensina com amor”, teve lançamento em nível nacional na manhã desta quarta-feira de cinzas na sede da CNBB em Brasília, em nível regional e diocesano ao longo do dia.

Na Diocese de Erexim, o lançamento foi feito por Adimir Antonio Mazali na missa das 20h, na Catedral São José, concelebrada pelos três padres da mesma, Clair Favreto, Gladir Giacomel e Felipe Filippini, e André Lopes, assessor diocesano da pastoral da educação e Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano, com a participação do diácono Pascoal Pozza. Representantes de 26 estabelecimentos educacionais e a Secretária Municipal de Educação marcaram presença especial na celebração.

Em comunhão com o Papa e comunidades cristãs do mundo inteiro, a missa foi também de oração pela paz na Ucrânia e para toda a humanidade. Dois símbolos destacaram os dois aspectos da celebração, o cartaz da Campanha da Fraternidade e a bandeira da Ucrânia.

A reflexão do Bispo e a abertura da Campanha da Fraternidade

Falando aos participantes da missa, Dom Adimir dirigiu especial saudação aos alunos, servidores, professores, diretores e a todas as pessoas ligadas à educação formal, entre elas a secretária municipal de educação. Destacou o tempo da quaresma como percurso de preparação para a celebração anual do mistério pascal, que plenifica o projeto salvífico de Deus para a humanidade. Apresentou síntese das leituras e do evangelho do dia. A primeira, do profeta Joel, convida à conversão e à confiança na misericórdia divina. A segunda, de São Paulo, exorta a viver frutuosamente o tempo especial da bondade divina. O evangelho indica a forma de se viver os três exercícios do ser humano em relação aos outros, a si mesmo e a Deus, a esmola, o jejum e a oração. Explanou o tema, o lema e objetivos da terceira Campanha da Fraternidade sobre a Educação. Entre os objetivos da Campanha, que tem por lema “fala com sabedoria, ensina com amor”, citou o geral e três específicos. O geral, promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Específicos: Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios agravados pela pandemia; Verificar o impacto das políticas públicas na educação; Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres. Ressaltou que o texto-base da CF está estruturado em 4 aspectos, escutar, discernir, agir e avaliar. Concluiu sua reflexão com esta exortação: Caminhemos juntos como educadores e educandos, iluminados pelo lema desta CF: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Entrega de símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais

Antes da bênção, a convite do Bispo, Pe. André Lopes, Pároco da Paróquia N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas, Erechim e assessor da pastoral da educação, motivou entrega de dois símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais, uma vez acesa e uma muda de árvore, fornecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Oração pela paz e oração da Campanha da Fraternidade

Após a bênção das cinzas, a assembleia litúrgica acompanhou a oração da Campanha da Fraternidade. Depois da entrega dos símbolos, todos rezaram a oração a Nossa Senhora Educadora, também da Campanha da Fraternidade.

Em seguida, Dom Adimir convidou Pe. Felipe a ficar com a bandeira da Ucrânia diante de todos e motivou oração pela paz naquele país e no mundo todo.

Concluindo a celebração, o Bispo invocou a bênção quaresmal sobre os participantes.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS