Em Jacutinga, Paparico Bacchi recebe pedido de apoio para recredenciamento do Hospital São Judas Tadeu

Demanda foi apresentada por lideranças dos municípios de Jacutinga, Ponte Preta, Quatro Irmãos e Paulo e Bento.

O deputado Paparico Bacchi iniciou a semana tratando de saúde pública no município de Jacutinga. Em audiência realizada nesta segunda-feira (2) na prefeitura de Jacutinga, lideranças políticas e comunitárias reivindicaram apoio do líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa para que o Hospital São Judas Tadeu volte a atender como hospital de pequeno porte. De acordo com o presidente Arno Albino Rodhe a liberação depende da emissão de novo alvará da Secretaria Estadual da Saúde, pois desde 2018 a instituição de saúde está credenciada apenas como Pronto Atendimento de Urgência (Padu).

Adequado e preparado

O prefeito de Jacutinga iniciou o encontro destacando o compromisso do deputado Paparico Bacchi com a saúde regional. Beto Bordin (PP) lembrou que nos últimos anos foram realizados diversos investimentos, permitindo que a Hospital São Judas Tadeu esteja adequado e preparado para prestar serviços de baixa complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde dos municípios de Jacutinga, Ponte Preta, Quatro Irmãos e Paulo e Bento. Vice-presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Bordin pontua que o recredenciamento do São Judas Tadeu é importante para ampliar o atendimento local e desafogar a demanda no Hospital Santa Terezinha de Erechim, referência para 32 municípios da região.

Ampliar o atendimento

Os mesmos argumentos são defendidos por Valdirene Foletto, secretária municipal de Saúde e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RS) da 16ª Região da Saúde. “Queremos retomar e ampliar o atendimento neste hospital que tem o histórico de trabalho em defesa da vida”, ressaltou a dirigente ao reforçar o pedido para que o São Judas Tadeu volte a internar pacientes em casos de tratamentos prolongados.

Encaminhamento

Membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e defensor do fortalecimento dos hospitais regionais, Paparico Bacchi acolheu a demanda e assumiu compromisso de apresentar a reivindicação ao governo do Estado. O parlamentar lembrou seu trabalho como prefeito de São João da Urtiga e voltou a afirmar que a saúde curativa apresenta melhores resultados quando a pessoa é atendida perto da sua casa. “Quem tem saúde, tem tudo”, reforçou.

Após ouvir as lideranças presentes, Paparico Bacchi anunciou pedido de audiência com o objetivo de priorizar o pleito junto a Secretaria Estadual de Saúde.

Presenças

Prefeito Beto Bordin (Jacutinga)

Prefeito Gabriel Jevinski (Paulo Bento)

Prefeito Josiel Griseli (Ponte Preta)

Vice-prefeito Ricardo Menegaz (Jacutinga)

Vice-prefeito Elsio Valduga (Ponte Preta)

Vereadores 

Vereador Jandir Martinelli (Ponte Preta)

Claudir Carraro (Ponte Preta)

Ademar Cechett (Ponte Preta)]

Albino Rodhe – Presidente Sociedade Beneficente São Judas Tadeu

Jose Fernande Foletto – Vice-presidente Sociedade Beneficente São Judas Tadeu

Elusa Roghe – Enfermeira Hospital São Judas Tadeu

Valdirene Foletto – Secretária Municipal de Jacutinga

Sérgio Lazzarotto – Presidente PL de Ponte Preta

Nélson Mecca – Ex-prefeito de Jacutinga

Vilson Muskopt – Servidor Público (Paulo Bento)

 Aldo Rodhe – Líder comunitário (Ponte Preta)

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS