Em caso raro, mãe dá à luz trigêmeos idênticos em SC

Caso ocorre duas vezes a cada um milhão de nascimentos, segundo hospital onde bebês nasceram

Uma mulher deu à luz trigêmeos idênticos em Blumenau, no dia 29 de outubro. O parto foi divulgado somente nesta quarta-feira, dia 11. O casal de Rodeio, na mesma região catarinense, levou um susto na primeira ultrassom, quando ouviu três corações batendo.

“Tenho parentes com gêmeos, mas nunca pensei em ter gêmeos. Na verdade foi um susto, uma surpresa grande de saber que são três. Fiquei tão em choque que nem sei o que dizer”, diz Taiza Priscila Kruger, mãe de Thomas, Gael e Davi.

Ela, que tem 29 anos, e o marido, Itamar Antunes, não fizeram nenhum tratamento e são pais de primeira viagem.

Caso Raro

Segundo a equipe do Hospital Santo Antônio, onde ocorreu o parto, caso de trigêmeos idênticos ocorre uma vez a cada 50 milhões de nascimentos e a probabilidade de uma gravidez natural gerar trigêmeos é de duas a cada um milhão de nascimentos.

“Por se tratar de uma gestação trigemelar, é bem menos frequente porque é mais comum de gêmeos, então precisa de uma dupla divisão do embrião ou mesmo que um embrião se divida e tenha mais uma gestação, para então formar três embriões”, detalhou a obstetra Andréia Sayaka.

Nem mesmo quem tem mais de 30 anos de experiência tinha visto casos como esse. “Já vi trigêmeos, mas idênticos não tinha visto ainda”, diz o médico neonatologista Egídio Negri.

Nascimento em poucos minutos

Como a gestação era de risco, Taiza ficou internada a partir do 30ª semana de gestação. Os três irmãos dividiram a mesma placenta por quase oito meses, nascendo no final do sétimo mês de gestação.

A cesárea ocorreu de forma tranquila, segundo o hospital. Davi nasceu 12h12, Gael, às 12h14 e Thomas nasceu às 12h15. O pai escolheu o nome de um dos meninos; a mãe, de outro e o terceiro teve o nome escolhido pelos dois.

Mãe e filhos passam bem, mas devem ficar no hospital por mais duas semanas. Os irmãos estão na unidade de terapia (UTI) neonatal.

“Os dias que eu vejo eles na UTI estão sendo difíceis. No futuro, espero que eles tenham muita saúde”, disse a mãe.

Mulher deu á luz trigêmeos idênticos em Blumenau (Foto: Hospital Santo Antônio)

Por Oeste Mais
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS