Egressos da UFFS apresentam propostas de planejamento urbano e regional para o Alto Uruguai

Trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo serão expostos em evento aberto ao público em geral na terça-feira (12)

No dia 12 de dezembro, às 17h30, no auditório do Bloco dos Professores, egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim apresentarão o resultado de seus trabalhos desenvolvidos em 2022 na disciplina Planejamento Urbano e Regional, com propostas socioespaciais para a região do Alto Uruguai.

As propostas basearam-se no estudo dos planos institucionais existentes para a região de Erechim, procurando identificar suas limitações e potencialidades. A partir da crítica a esses planos, os acadêmicos propuseram ensaios de planejamento para uma nova estruturação socioespacial no Alto Uruguai, com ênfase em questões como saúde, mobilidade, lazer, cultura, produção e consumo agrícola.

A professora Daniella Reche, responsável pela disciplina em 2022, explica que o exercício proposto buscou refletir e colocar em debate a importância da legitimação de instâncias intermediárias de planejamento, englobando um conjunto de municípios com interdependências econômicas e sociais.A docente pondera que o planejamento regional demanda conhecimento e experiência de diversos profissionais, além da participação da comunidade e de uma base de dados consolidada.

– No entanto, apesar dos limites do exercício, a proposta da disciplina buscou enfatizar, para além de uma viabilidade executiva, uma reflexão sobre como o profissional arquiteto pode abordar as questões regionais, contribuindo para a reflexão multidisciplinar e abrindo possibilidades de discussão por meio de um projeto que enfatize a organização espacial nas diferentes escalas – destaca Daniella.

O egresso Marvin Rojeski comenta que os temas tratados na disciplina foram fundamentais para compreender as complexidades do planejamento urbano na região:– O ateliê ofereceu uma oportunidade valiosa para explorar as nuances e desafios do cenário urbano, levando em consideração uma diversidade de contextos e diretrizes. A atividade incentivou a mergulhar nas discussões sobre os planos regionais, buscando não apenas entender, mas também analisar criticamente suas abordagens em relação ao desenvolvimento da região. Explorando os aspectos sociais e econômicos, compreendendo como esses elementos se entrelaçam e influenciam a (re)produção do espaço.

Participar desse estudo proporcionou uma visão aprofundada das questões que moldam o ambiente urbano. Foi uma oportunidade para ampliar a compreensão sobre como as diferentes variáveis, sejam elas sociais, econômicas ou culturais, desempenham papéis cruciais na elaboração de estratégias eficazes para o desenvolvimento regional – destaca.

Marvin comenta que a oportunidade de compartilhar as atividades realizadas durante a disciplina e, posteriormente, nas atividades de extensão da universidade, proporciona uma integração fundamental. Segundo ele, isso permite a conexão entre o aprendizado em sala de aula e as experiências extraclasse, promovendo uma abordagem mais holística no entendimento e na aplicação dos conhecimentos adquiridos.

– Ao compartilhar e expandir as atividades realizadas, os estudantes têm a oportunidade de contribuir ativamente com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Essa conexão entre as atividades realizadas dentro e fora do ambiente universitário não apenas enriquece a formação dos acadêmicos, mas também fortalece os laços entre a universidade e a comunidade – pontua.

A apresentação dos trabalhos faz parte do ciclo de exposições temáticas do projeto de extensão “A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária – Repensando a região e a cidade (3ª edição)”, coordenado pela professora Juçara Spinelli. O projeto visa reunir profissionais, pesquisadores, gestores, movimentos sociais e a comunidade em geral para discutir diversos aspectos da cidade e da região, oferecendo insights para um planejamento mais eficaz.

Este é o quinto encontro do projeto neste ano e marca o início da discussão sobre o planejamento em nível regional. O objetivo é estimular uma reflexão mais aprofundada entre a comunidade acadêmica, o poder público, instituições de planejamento e associações municipais sobre os limites e as possibilidades geradas pela organização regional, envolvendo vários municípios do Alto Uruguai gaúcho, a maioria deles de pequeno porte.

Toda a comunidade está convidada a participar da atividade e a contribuir para o projeto de extensão. O evento também será transmitido via Webex em https://uffs.webex.com/meet/jucara.spinelli

Assessoria de Comunicação (Ascom)Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS